/ ÁREAS DO SABER

CIÊNCIAS DA TERRA

As Ciências da Terra são um dos grandes domínios das Ciências Naturais e do conhecimento científico, no qual se efetua o estudo do planeta Terra, incluindo a sua génese e história, a sua dinâmica interna e externa expressa pelos sismos, vulcões, deriva das placas tectónicas e formação das cadeias montanhosas, mas também se processa a descoberta e gestão dos recursos geológicos e energéticos, para além de muitas matérias primas necessárias à nossa civilização, numa perspetiva ambiental, de cidadania e de desenvolvimento sustentável.

QUERO CANDIDATAR-ME

Programa

  • Dia 25 de julho

Tecnologias Espaciais de Observação da Terra

Apresentação das tecnologias e ciências de observação da Terra através da análise de eventos significativos como, por exemplo, a erupção do vulcão de Tonga e eventos climáticos extremos (seca em Portugal e precipitação extrema na Europa). Utilização de plataformas informáticas de acesso livre, tipo Google Earth, para analisar interactivamente os eventos de forma guiada. A análise dos eventos será efetuada em grupo que, na parte final da sessão, reportará as suas conclusões aos restantes colegas.

Equipa responsável: Alcides Pereira, Pedro Pina e Vasco Mantas

  • Dia 26 de julho

Esta Terra Tumultuosa

A dinâmica interna do planeta Terra é responsável pelos movimentos tectónicos, pela deformação das rochas e pela atividade sísmica e vulcânica, que traduzem grande libertação de energia. As catástrofes sísmicas e vulcânicas são frequentes ao longo da História. A proteção das populações, cada vez mais concentradas em grandes metrópoles, tornou-se um dos principais objetivos da pesquisa em Sismologia e Vulcanologia, que se ligam à Geologia na procura das causas dos sismos e dos vulcões e na minimização dos seus efeitos. Pretende-se, com esta atividade, adquirir competências no âmbito da Tectónica, Sismologia e Vulcanologia, e saber formular e resolver questões que envolvam estas três áreas das Ciências da Terra.

Equipa responsável: Fernando Carlos Lopes e Ana Morais Gomes

  • Dia 27 de julho

Profissão Hidrogeólogo

A atividade inicia-se com a apresentação de um anúncio de emprego para um hidrogeólogo júnior, que apresenta as competências que os estudantes deverão ter para ingressar no mercado de trabalho global. Em seguida, os participantes serão convidados a contribuir para solucionar um problema real de recursos hídricos, para o qual terão formação prévia. O trabalho será executado em equipas que irão cooperar para apresentar a melhor solução e o resultado será apresentado em poster.

Equipa responsável: Ana Castilho

Resistência e durabilidade das rochas

Observação de vários tipos de rochas que podem ter diferentes utilizações e aplicações. Apresentação de equipamentos e execução por parte dos participantes de ensaios de resistência e durabilidade de amostras rochosas.

Equipa responsável: Pedro Santarém Andrade

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO