/ ÁREAS DO SABER

ENGENHARIA E CIÊNCIA DE DADOS

Vivemos na era da informação! A cada segundo que passa é gerada uma quantidade enorme de dados nos diversos sectores da sociedade (saúde, indústria, comércio electrónico, transportes, …). No entanto, os dados por si só não têm qualquer valor!

O desenvolvimento de novos métodos de Inteligência Artificial, capazes de extrair informação útil dos dados, é uma das grandes áreas de aplicação da informática. O curso de Licenciatura em Engenharia e Ciência de Dados pretende ir ao encontro destas necessidades. Tem a participação de vários departamentos (Matemática, Física, Química, Electrotécnica e Computadores) e inclui no seu plano curricular os métodos, algoritmos e técnicas envolvidas em cada uma das etapas do ciclo de análise de dados, assim como as bases de sistemas de informação, redes de comunicação e engenharia de software necessários ao desenvolvimento de infraestruturas de suporte.

Neste curso de Verão os alunos adquirirão conhecimentos básicos sobre as várias etapas da análise de dados como suporte à decisão, desde a recolha e limpeza de dados, à extracção de informação relevante, modelos de classificação e respectiva validação

QUERO CANDIDATAR-ME

É possível prever o futuro ?

Esta atividade explora a aplicação de técnicas de ciência de dados em previsões futuras. Espera-se a sua aplicação a duas áreas distintas: previsão da temperatura ambiente, previsão de compras realizadas em plataformas de e-commerce. Os métodos de previsão clássicos/tradicionais utilizam dados históricos e constroem modelos de previsão bom base em tendências “simples” de evolução. As novas técnicas de Ciência de Dados têm aberto novos horizontes nesta área, permitido a introdução de novas possibilidades na análise de dados, em particular na obtenção de previsões mais precisas, fundamentadas e “inteligentes”. Nesta escola serão introduzidas conceitos relativos a técnicas de previsão, em especial baseadas em métodos inteligentes de análise de dados. Além disso, de forma a permitir entender na prática os conceitos, haverá a oportunidade de aprender a programar na linguagem Python, de ver alguns projectos de previsão em Python e perceber porque razão Python é a linguagem de eleição em ciência de dados.

Finalmente, depois de apreendidos os conceitos fundamentais, os participantes implementarão em Python duas situações concretas de previsão: temperatura ambiente, compras em plataformas e-commerce.

Docente: Prof. Jorge Henriques (Departamento de Engenharia Informática)