/ ÁREAS DO SABER

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

O nosso mundo está a mudar muito rapidamente, com o acelerar do desenvolvimento tecnológico, e a Engenharia Electrotécnica e de Computadores tem dado um importante e determinante contributo para este avanço da tecnologia.

As diversas actividades propostas abordam o que de mais actual se faz no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), com exemplos que vão desde computação de alto desempenho e a electrónica de baixo consumo, a robótica e automação, os transportes inteligentes, a inteligência artificial, a Internet das Coisas, as telecomunicações com 5G, 6G e mais além, até à geração de energia e fontes renováveis.

QUERO CANDIDATAR-ME

Programa

Vem conhecer a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e entra na próxima revolução tecnológica

O nosso mundo está a mudar muito rapidamente e a tecnologia tem dado um grande contributo para isso. Neste módulo, vamos ter a oportunidade de ver como a Engenharia Electrotécnica e de Computadores está a dar um grande contributo para o avanço da tecnologia. Vamos fazer uma viagem pelo que de mais actual se faz nesta área no do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com exemplos que vão desde a robótica, os transportes inteligentes, a inteligência artificial até à Internet das Coisas, um novo conceito que marcará o nosso quotidiano nas próximas décadas. O objetivo será ficares a conhecer as várias áreas que compõem a Engenharia Eletrotécnica, e também terás a oportunidade de criar um pequeno sistema inteligente, mesmo sem ter conhecimentos prévios sobre o assunto.

Equipa responsável: Paulo Peixoto, Gabriel Falcão, Fábio Faria, Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (NEEEC) e colaboradores dos diversos laboratórios.

Energias Sustentáveis do Futuro

A geração de energia através de fontes renováveis, nomeadamente utilizando o vento e o sol, assegura a energia limpa para mover o nosso futuro. Contudo, as referidas fontes também colocam desafios à sua utilização, que podem ser minimizados por tecnologias de armazenamento de energia, recorrendo a baterias, supercondensadores e hidrogénio. Vem descobrir como se produz eletricidade a partir de energias renováveis, como pode ser feito o seu armazenamento, e como é feita a sua utilização, para assegurar o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Equipa responsável: Humberto Jorge, Pedro Moura e Fábio Faria.

A imagem do som

Nesta atividade vamos começar por criar tons puros numa escala musical, depois veremos o efeito de adicionar harmónicos aos sinais. Vamos identificar notas musicais pela sua frequência fundamental e analisar o timbre de instrumentos. Vamos depois criar imagens do som: os sonogramas. Terminamos com a identificação de vogais e consoantes em sinais de fala.

Equipa responsável: Fernando Perdigão, NEEEC.

Vem aprender a programar o teu Robô!

Esta atividade é composta por um pequeno workshop de robótica, baseada em plataformas POLOLU ROMI. Os participantes poderão desenvolver pequenos aplicativos de software para as plataformas e validar o seu funcionamento em tempo-real.

Integrada nesta atividade serão realizadas demonstrações interativas de diversos projetos de robótica desenvolvidos por alunos do DEEC. Os/As participantes podem interagir com as plataformas robótica usadas nesses projetos e experimentar as suas funcionalidades.

Equipa responsável: Jorge Batista, NEEEC, Clube de Robótica.

Constrói Sistemas Inteligentes

Nesta atividade vais poder construir sistemas automáticos com programação, eletrónica, sensores e visores. Podes utilizar a tua capacidade criativa e inovadora, explorando e aprendendo como funcionam os sistemas de automação, criando o teu próprio projeto.

Equipa responsável: Gabriel Falcão, Fábio Faria, NEEEC.

Fotografia 3D

Nesta atividade vamos usar câmaras especiais para tirar fotos em 3D. De seguida vamos mostrar essas imagens, também em 3D, usando vários tipos de equipamentos, desde displays 3D estéreo até equipamentos tipo máscara como Oculus Rift. Para percebermos como funcionam todas as tecnologias envolvidas vamos ouvir algumas explicações dos animadores, complementadas com animações.

Equipa responsável: Luís Cruz, NEEEC.