/ ÁREAS DO SABER

ENGENHARIA MECÂNICA

Os sistemas de engenharia em energia, tecnologia, materiais e processos são o cenário da área de saber da engenharia mecânica. Mais do que saber como funcionam as coisas, importa saber aprender o porquê de funcionarem assim. Toda a energia que dinamiza as nossas tecnologias provém do Sol — como capturá-la, armazená-la e utilizá-la da melhor maneira? Na Terra, são muitos os materiais que utilizamos, mas se pudéssemos dar largas à nossa imaginação, como na impressão 3D ou 4D, o que faríamos? Pelos edifícios, transportes e indústrias, quantas coisas não acontecem sem nos darmos conta. Onde estão esses "macacos amestrados" que põem tanta coisa a mexer? Será que um dia esses "macacos" assumem uma forma semelhante à nossa, um robô, por exemplo, e podemos trabalhar juntos? Por fim, os fogos queimam e dançam. São energia que flui por onde puder. Conseguiremos perceber um dia esses caminhos? Algumas questões que a área de saber de Engenharia Mecânica ajudará a responder.

QUERO CANDIDATAR-ME

Programa

  • 25 de julho

Da impressão 3D à 4D

Os processos de fabrico aditivo, normalmente conhecidos por impressão 3D, começaram com o desenvolvimento de protótipos utilizados em várias áreas, desde a aeronáutica até à saúde. Atualmente, já foi ultrapassada essa fase e há já inúmeros produtos no mercado fabricados por impressão 3D.

Neste tópico pretendemos expor como se pode facilmente processar um qualquer componente por impressão 3D, mas mostrar que devemos pensar, desde já, para além desta realidade…ou seja, a impressão 4D. Vem saber o que é e ver, na prática, como funciona.

  • 26 de julho

Estudar o fogo em segurança: como fazer um turbilhão de fogo

Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais – LEIF

O CEIF-ADAI tem o maior interesse em proporcionar uma visita formativa aos alunos da Universidade de verão da Universidade de Coimbra – 2022. O local escolhido é o nosso Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado no Aeródromo da Lousã. Esta visita irá focar-se na realização de ensaios com fogo e onde é possível observar e identificar fenómenos inerentes ao comportamento do fogo nos incêndios florestais. Através dos vários equipamentos existentes é possível estudar o fogo em total segurança e mostrar a nossa investigação e contribuições nesta área muito relevante no nosso País.

No final da visita iremos criar um turbilhão de fogo!

  • 27 de julho

Little Pepper, o amigo Robô, e os nossos Macacos Amestrados

A atividade será composta por duas partes.

Uma delas será dedicada à Robótica social e industrial, onde proporemos que o nosso amigo Pepper, um Robô simpatiquíssimo, possa conviver com os/as participantes.

Pretende-se que os/as participantes adquiram conhecimentos de robótica social através da interação com um robô humanoide (dimensões de uma criança de 8 anos). A interação é estabelecida por meio verbal e pelo contacto físico entre a pessoa e o robô. Os/As participantes aprenderão a ensinar/programar robôs sociais. Serão ainda realizadas demostrações de aplicações industriais que utilizam robôs industriais de última geração.

A segunda parte será dedicada aos “macacos”, designação dada em meio industrial aos cilindros pneumáticos. Construiremos circuitos utilizando energia pneumática (ar comprimido) e energia elétrica. Mostraremos a evolução da realização manual de uma tarefa até se atingir a versão integralmente automática. Os/As participantes terão oportunidade de efetuar algumas montagens que lhe serão propostas.

Ninguém ficará indiferente a qualquer uma destas atividades.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO