/ ÁREAS DO SABER

MEDICINA

"Ossos do Ofício"

Assumindo-se como uma Escola Médica de vanguarda, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem como objetivo e missão não só oferecer uma formação, académica e humana, de elevada qualidade e rigor, mas também criar as condições para o desenvolvimento de projetos de investigação, inovação e empreendedorismo. Assim, para além do seu papel na formação e treino de novos profissionais de saúde, a FMUC é hoje reconhecida, nacional e internacionalmente, como um espaço de produção de conhecimento, em diversas áreas das ciências da saúde. A FMUC proporciona um ambiente altamente vibrante e estimulante, em que o ensino se encontra aliado e fortemente articulado com a investigação. Mais do que apenas transmitir conhecimento, a FMUC orgulha-se de, ao longo dos últimos anos, ter dado uma contribuição muito relevante para o avanço de certas áreas da medicina e da biomedicina. A proximidade entre Faculdade, Centros de Investigação e Hospital Universitário de Coimbra, formando o Pólo das Ciências da Saúde, oferece condições privilegiadas para o desenvolvimento de projetos de investigação de grande dimensão, desde o estudo dos mecanismos até à sua aplicação na prática clínica.

Neste curso de Verão terás oportunidade de conhecer alguns destes projetos e de que forma a FMUC contribui para um conhecimento mais detalhado e rigoroso do nosso organismo, nomeadamente do seu funcionamento e das doenças que o afetam, para que depois seja possível desenvolvermos novas e mais eficazes terapias. Para que possas testemunhar tudo isto, convidamos-te a uma visita guiada pelo interior do corpo humano, através daquilo que os ossos têm para te dizer. Poderás também vestir a bata e ser um cientista de verdade, ajudando a encontrar a cura para uma doença, que se esconde no interior das células.

Só se encontram disponíveis candidaturas para alunos do 11º e 12º anos.

QUERO CANDIDATAR-ME

Programa

  • 25 de julho

Apresentação da FMUC – Subdiretor da FMUC, Inv. Doutor Henrique Girão

Apresentação do Curso de Medicina – Prof. Doutor António Jorge (Docente e Pneumologista)

O que nos contam os Ossos.

Sabias que um recém-nascido tem mais ossos do que um indivíduo adulto? E que através dos ossos consegues descobrir segredos como a idade da pessoa, se é homem ou mulher, a sua estatura e até mesmo a sua ancestralidade? Os ossos falam e contam-nos vários segredos. Nesta manhã, iremos desvendar alguns.

Equipa responsável: Drª Joana Coelho – Antropóloga, Instituto de Anatomia Normal

  • 26 de julho

Apresentação do Curso de Medicina Dentária – Prof. Doutor Francisco do Vale, coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Atividade Pré-Clínica:

Identificação dos maxilares e dos dentes em radiografias (pontos ósseos e dentários em telerradiografia cefalométrica).

Avaliação radiográfica de uma ortopantomografia em dentição mista com a identificação dos dentes decíduos e permanentes, e outras estruturas ósseas da cabeça.

Atividade Clínica:

Visita às clínicas, blocos operatórios e laboratórios da Área de Medicina Dentária.

Sabias que o tecido mais duro do corpo humano é o esmalte dentário? E que através de exames radiográficos se conseguem identificar os vários tecidos dentários e outras estruturas da cavidade oral? Sabias que os dentes podem ser substituídos por implantes dentários fixos no osso alveolar? Queres saber e ver como os dentes são movimentados nos maxilares, através de tratamentos ortodônticos? Ou como podemos corrigir deformidades da face através de aparelhos colocados nos maxilares? As novas tecnologias são essenciais para a realização de todos estes tratamentos médico-dentários, como iremos descobrir durante esta manhã.

  • 27 de julho

Apresentação das Áreas Estratégicas de Investigação – Inv. Doutor Henrique Girão, Diretor do iCBR e Subdiretor para a Área da Investigação

Atividades Práticas em 5 Áreas

Sabes como é que o coração mantem o seu ritmo de batimento? Sabias que o olho pode ser uma porta de entrada para o cérebro? Sabes o que existem barreiras que afetam o nosso foco e atenção? Sabes como é que alimentos podem ser uteis no combate à diabetes? Queres saber como se podem desenvolver estratégias para desvendar o aparecimento, crescimento e disseminação do cancro? Encontrarás resposta a estas e outras perguntas através de uma visita pelos laboratórios de investigação da FMUC, onde terás oportunidade de interagir com cientistas e satisfazer a tua curiosidade.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO