ÉS UM/A AGENTE DE MUDANÇA?

A prática de voluntariado traz inúmeras vantagens para todos/as. Para além da contribuição ativa para as organizações e comunidades, também os/as voluntários/as beneficiam deste tipo de atividades, pelas competências que adquirem e oportunidades com que se deparam. O incentivo à prática de voluntariado é uma das prioridades da Universidade de Coimbra para a sua comunidade académica, dando-lhe a oportunidade para deixar a sua marca positiva na cidade e no mundo. O trabalho voluntário na UC conta já, desde 2020, com 40 instituições parceiras, 123 iniciativas e 1700 voluntários registados, que contabilizam mais de 2200 horas de voluntariado realizado.

SELO DE QUALIDADE ACADEMIA VOLUNTÁRIA

A Universidade de Coimbra tem o Selo de Qualidade Academia Voluntária da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social que considerou as práticas, dinâmicas e instrumentos criados em prol da promoção da prática do voluntariado merecedoras de tal distinção.

Junta-te a nós, e vem-nos ajudar a construir um mundo melhor!

SER VOLUNTÁRIO/A É...

  • Ajudar uma organização, comunidade ou causa com que te identifiques, contribuindo diretamente para melhorar o bem-estar das pessoas envolvidas;
  • Conhecer novos contextos e realidades;
  • Pôr em prática os teus conhecimentos, antes de entrares no mercado de trabalho;
  • Adquirir novas competências, essenciais para o teu futuro profissional e académico;
  • Desenvolver o teu espírito de iniciativa e de solidariedade;
  • Dar o teu contributo para um mundo melhor.

CURSO DE VOLUNTARIADO

O curso de voluntariado é organizado em conjunto com o Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pretende formar voluntários que promovam uma cultura responsável, solidária e de coesão social, capaz de contribuir para uma maior qualidade de vida de todos os cidadãos e que reforce os valores da cidadania. Durante o ano letivo de 2023/2024 irá ser lançada a nova edição do curso.