a carregar...

UC.PT

Ajuda aos refugiados na UC

Ajuda aos refugiados na UC



Universidade solidária

Perante a crise humanitária gerada pelo imenso afluxo de refugiados à Europa, a Universidade de Coimbra não poderia deixar de dar o seu contributo no sentido de responder a tão grande desafio.

O acolhimento de estudantes refugiados insere-se na matriz identitária da UC definida nos seus Estatutos, onde expressamente se pode ler que esta é, "na linha da tradição do humanismo europeu, uma instituição desde sempre aberta ao mundo, à cooperação entre os povos e à interacção das culturas, no respeito pelos valores da independência, da tolerância e do diálogo” (artº 4), procurando contribuir, “no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos” (artº 5).

Adicionalmente a UC assume-se hoje como uma Universidade Global, lema do seu Plano Estratégico para 2015-2019, que individualiza, na área da internacionalização, a importância de "aumentar a capacidade e visibilidade do contributo da Universidade de Coimbra para a resolução de problemas globais e para o desenvolvimento sustentável" (p.70-71).


O que vamos fazer?

A Universidade de Coimbra oferece a frequência, na qualidade de estudante internacional, a jovens de famílias de refugiados a quem o Governo português haja reconhecido este estatuto. 

Para além de mobilizar os mecanismos necessários ao suporte financeiro dos custos académicos, a UC compromete-se a promover o acolhimento e integração deste(a)s jovens, mobilizando para tanto as muitas e diversas vertentes  – académica, social, cultural – das suas estruturas de apoio.

A iniciativa da UC consta de uma página com informação em inglês dirigida aos refugiados disponível em www.uc.pt/en/refugee-help/


Com quem vamos trabalhar?

A UC articulará os seus esforços com entidades estrategicamente vocacionadas para o apoio em causa, como sejam, antes de mais, o Conselho Português para os Refugiados (CPR), a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo (ADFP), além de continuar a cooperação já existente com a Global Platform for Syrian Students, uma iniciativa do Presidente Jorge Sampaio.

A UC está ainda ativamente envolvida com as universidades do Coimbra Group na criação de sinergias a nível europeu na resposta à crise de refugiados, nomeadamente no sentido de estender as parcerias com a Global Platform for Syrian Students.


Como ajudar?

Caso deseje associar-se a esta iniciativa, participando com trabalho voluntário nas tarefas que visam o apoio aos estudantes refugiados e a sua plena integração, contacte o Gabinete de Cooperação e Desenvolvimento da Divisão de Relações Internacionais da UC, através do endereço ajuda-aos-refugiados@uc.pt