Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

XXIII SEMANA CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

1 a 15 de março de 2021 | Programação

 


 

Tema: Humanidade

A experiência recente e avassaladora da pandemia constitui um daqueles momentos em que a realidade parece ser mais criativa do que a própria ficção. Ainda que se mantenham na ordem do dia outros grandes temas de debate, a sua força tem sido obliterada pela sensação de que a Humanidade está, de forma síncrona e consciente, a viver um desafio que a todos afeta e que se instalou tenazmente, como preocupação comum, em dias frenéticos que se prolongam por longos meses, constituindo, assim, um teste supremo à própria essência da Humanidade.

Derivada do termo latino humanitas, a noção de Humanidade está ancorada no conceito de ‘ser humano’ (humanus/homo) e de ‘ser terreno’ (humus). Estende­‑se ao cuidado e benevolência dedicados à existência do semelhante, aproximando­‑se assim do sentido de philanthropia. Finalmente, designa a ilustração intelectual e o civismo resultantes da educação, ao recolher a riqueza semântica do termo grego paideia, que, designando inicialmente 'criação' ou ‘desenvolvimento’, passa a significar a manifestação mais caracteristicamente humana: a 'cultura'.

É, portanto, à Humanidade inteira, com toda a sua densidade significativa e criativa, que a XXIII Semana Cultural da UC se irá dedicar e que, por inteiro, procurará homenagear. 

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra ramifica em várias direções a celebração do Dia da Universidade, que todos os anos se comemora a 1 de março. Pretende, essencialmente, dar a conhecer ao exterior as múltiplas atividades desenvolvidas na Universidade de Coimbra, integrando-as numa convocação comum e conjugando-as com uma programação diversificada em várias áreas culturais. [ver mais]


As atividades da XXIII Semana Cultural da UC decorrem exclusivamente online. Pesquise em cada área artística os eventos integrados na programação.