FCTUC

Matemático da Universidade de Coimbra lança Manual escolar inovador

Publication date: 28-05-2012 09:56

Jaime silva

O matemático Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra (UC), lidera uma equipa que desenvolveu um Manual inovador de Matemática para o 12º ano de Matemática A, gratuito, em formato digital.

Mais do que um conjunto de exercícios, o Manual, denominado NiuAleph 12 - Manual de Matemática para o 12º ano de Matemática A, dá conselhos para a preparação de exames e apresenta textos de leitura sobre a disciplina. O objetivo, explica Jaime Carvalho e Silva, é «dotar os estudantes com várias ferramentas realmente úteis que, embora não substituam o estudo regular e o trabalho empenhado, possam ser realmente lidas e trabalhadas pelos estudantes».

Uma das principais razões para avançar com um manual digital gratuito prende-se, segundo o matemático da UC, «com a crise que o país atravessa. Pretendemos aliviar o peso da fatura na compra de manuais e material escolar, promovendo, em simultâneo, o uso do livro digital».

O Projeto «concentra-se nos conceitos essenciais, dá orientação sobre o estudo e ajuda a preparação para os exames, numa estreita ligação entre a teoria e a prática. Todos os manuais deste projeto serão complementados por páginas na internet onde serão incluídas sempre novas tarefas, ajudas e provas de avaliação para apoiar o trabalho dos estudantes», conclui o investigador.

No entanto, quem preferir a edição em papel, poderá adquiri-la por metade do preço máximo permitido (37,51€), ou seja, custará apenas 18,75€.

De referir, ainda, que este Manual vem acompanhado de vários suplementos, como por exemplo, um “KitTec12” com ajuda para o uso de calculadoras gráficas e software, e um Caderno de Exercícios contendo exercícios globais de 2ª oportunidade para todos os capítulos e exercícios, agrupados segundo as recomendações dos relatórios do Gabinete de Avaliação Educacional – GAVE - quanto às dificuldades principais dos alunos. Estes suplementos são gratuitos e exclusivamente editados em formato digital.

Consulte as notícias:

Público online