a carregar...

UC.PT

Semana Cultural

20ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Oh as casas 

Oh as casas as casas as casas

Tomamos emprestado a Ruy Belo o verso e título de um poema para tema da 20ª Semana Cultural da UC.

2018 será um ano pródigo em momentos fortes e pretextos para iniciativas.

É, desde logo, Ano Europeu do Património Cultural. A União Europeia assim decidiu, sendo que nem todos os anos são anos europeus de alguma coisa. Assim se torna o mote especial. A Universidade de Coimbra, Património Cultural por excelência reconhecido como sendo da Humanidade, assume na sua Semana Cultural essa ligação primordial aos edifícios que a receberam como casa. Uma Universidade é uma casa de conhecimento e, no caso da Universidade de Coimbra, a criação e transmissão desse conhecimento passou por várias casas que queremos lembrar e desfrutar nesta Semana Cultural.

Também em 2018 acontece em Coimbra o maior evento polidesportivo de sempre em Portugal: os Jogos Europeus Universitários de 2018 vão trazer uma dinâmica especial em julho. E pensar em desporto faz-nos pensar no corpo também como uma casa: uma mente sã precisa de habitar um corpo são. Esta sanidade tem, evidentemente, muitos sentidos. Continuando no tema da saúde, em abril realiza-se em Coimbra o encontro intercalar do World Health Summit 2018, dedicado a políticas globais de saúde, com particular atenção à prestação de cuidados de saúde em zonas de fronteira, onde as condições organizativas e sociais são difíceis.

O terceiro sentido de casa que queremos sublinhar em 2018 é o da “casa comum”, como chamou o Papa Francisco ao planeta que habitamos na encíclica “Laudato Si”. A Terra que herdámos é, também, um património, um legado do qual urge cada vez mais tratar com cuidado e com a consciência do bem precioso que é.

Propomos, então, três casas – casa-património, casa-corpo, casa-mundo – para uma Semana Cultural que (se) ocupe de muitas moradas.