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Como fazer um requerimento/pedido?

Esta informação pretende responder às questões básicas sobre este assunto. Para mais informação sobre os requerimentos online no InforEstudante deve consultar o link de "Ajuda" no InforEstudante »» https://inforestudante.uc.pt

O que é um requerimento (académico)?
  Qualquer pedido realizado por escrito, de um/a Estudante, Antigo/a Estudante ou Candidato/a da UC, relacionado com o seu percurso académico na UC. (p.e. atribuição de creditações, inscrição em unidades curriculares, reconhecimento de estatuto de trabalhador/a-estudante, inscrição em exames na época especial ou extraordinária). 
Os requerimentos são pagos?
  Não, para a maioria dos requerimentos. Na UC são pagos os requerimentos de candidatura, pedido de realização de prova de doutoramento e relativos a apreciação de condição de exceção. Para verificar quais os atos com emolumento associado (com pagamento) consultar a Tabela de Taxas e Emolumentos da UC.
O que é um requerimento de apreciação de condição excecional?
 Considera-se que um requerimento é de apreciação de condição de exceção, ou é um requerimento de exceção, quando o/a Estudante (ou outro/a Requerente) não cumpriu o prazo definido para o ato solicitado ou solicita exceção ao expressamente estipulado na regulamentação académica em vigor na UC. Este requerimento tem um emolumento associado (definido na Tabela de Taxas e Emolumentos da UC).
Onde é que posso fazer o meu pedido?
 

Para todos/as os/as Estudantes da UC os requerimentos devem ser realizados no InforEstudante:

  1. aceder à opção "Requerimentos" na secção "Balcão Académico" do menu lateral;
  2. clicar em "Adicionar" e escolher o requerimento do tipo que se adapta ao pretendido.

No requerimento é apresentada informação que o descreve, bem como um conjunto de avisos que se consideram úteis para apoiar o/a Estudante na sua concretização.

Para que um pedido possa ser analisado é essencial que leia toda a informação com atenção. Os pedidos com o tipo incorreto ou falta de informação serão encerrados/arquivados, tendo o/a Estudante de efetuar novo requerimento adequado ao que pretende.

É obrigatório fazê-lo no InforEstudante?
  Sim, para os/as Estudantes da UC, como forma de agilizar e facilitar o tratamento de pedidos.
O que acontece se não fizer o pagamento associado ao meu pedido?
  Os pedidos com emolumento que não sejam pagos nos 30 dias seguintes à sua criação são encerrados/arquivados automaticamente, tendo o/a Estudante de efetuar novo requerimento.
Não sou Estudante da UC neste momento. Tenho de me deslocar aos Serviços para entregar o meu pedido?
 

Não. Os pedidos podem ser realizados através do Formulário de E-mail | Académicos UC.

Porém, nas situações em que há obrigação de entregar ou apresentar os documentos originais, poderá fazê-lo presencialmente na Unidade de Atendimento do SGA a funcionar no Student Hub, enviar por CTT ou informar quem o pode fazer por si. 

Estou a ter dificuldades. Onde posso obter ajuda?
 

Para além da informação disponível nesta página e em cada um dos requerimentos, pode ainda obter informação no link "Ajuda" do InforEstudante (canto superior direito da aplicação).

Pode ainda deslocar-se à unidade de atendimento do SGA a funcionar no Student Hub, para utilizar os equipamentos informáticos aí disponibilizados e obter apoio na realização destes pedidos.

Como acompanhar o que se passa com o meu pedido?
 

Através da sua página pessoal no InforEstudante poderá fazer as seguintes ações:

  1. Consultar a lista de requerimentos e em que nível do processo de análise se encontram.
  2. Eliminar um requerimento enquanto não o tiver lacrado ou em tratamento.
  3. Consultar os dados de pagamento associado a um requerimento (caso exista).