Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Transferência/mudança de curso?

As questões aqui reportadas aplicam-se ao Estudante Nacional ou Equiparado (EN).

Foi colocado num curso da UC numa das fases do CNA (CONCURSO NACIONAL DE ACESSO) e numa fase seguinte fui colocado noutro curso, também através do CNA. O que tenho de fazer?
 

A sua situação cumpre o definido para a Transferência Oficiosa se:
1) Foi colocado num curso através do CNA, numa dada Instituição de Ensino Superior (IES) e fase de colocação.
2) Matriculou-se nessa IES, e pagou ou não pagou propinas e taxa de inscrição.
3) No mesmo ano letivo e outra fase de colocação, foi colocado num curso da mesma Universidade ou outra.
4) Matriculou-se neste último curso e IES.

Neste caso, a matrícula válida é a última, não podendo regressar à anterior, pois a vaga já foi redistribuída. Não precisa de fazer nada na outra instituição, pois a matricula será interrompida e o seus documentos e propinas serão transferidos, caso existam.

Exemplos:

 - em 2017/2018 entrou na Licenciatura em Matemática na UC, na 1ª fase, e matriculou-se no prazo definido, mas candidatou-se à Licenciatura em Química da UC. Foi colocado na 2ª fase, e matriculou-se nessa licenciatura, pelo que os Serviços da UC devem interromper a matricula na Licenciatura em Matemática, e transitar valores dos pagamentos efetuados nesse curso para a  Licenciatura em Química.

- em 2017/2018 entrou na Licenciatura em História na UC, na 2ª fase, e matriculou-se no prazo definido, mas candidatou-se à mesma licenciatura na Universidade do Porto - UP. Foi colocado na 3ª fase, e matriculou-se na UP, pelo que os Serviços da UC devem interromper a matricula na Licenciatura em História e transitar valores dos pagamentos efetuados nesse curso para a  UP.

E se no ano passado entrei num curso e este ano fui colocado noutro através do CNA?
 Nesta situação é uma opção do Estudante permanecer inscrito em dois cursos ou desistir e ficar apenas a frequentar um deles. 
Deve efetuar o pedido de desistência o mais cedo possível, pois de acordo com o regulamento ficará desobrigado das prestações dos meses seguintes à data da desistência.