Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Matrículas e inscrições em frequência?

As questões sobre propinas, taxa de inscrição, dívidas e planos de regularização, 
atualizadas para 2020/2021, estão disponíveis em:

Questões Mais Frequentes sobre "Propinas, taxas e emolumentos?" »

O prazo de inscrições para o meu curso está a decorrer, mas ainda vou realizar exames na época especial. Como funciona a inscrição neste caso?
 

Não deve inscrever-se num ano letivo sem terminar o anterior, e portanto, tem que aguardar pela inscrição e realização do exame e só após lançada a nota no Inforestudante poderá inscrever-se no ano letivo seguinte.

Será notificado automaticamente por email do novo prazo de inscrição. Entretanto, poderá inscrever-se, ainda que com caráter provisório, nas turmas praticas das disciplinas que pretende frequentar no novo letivo.

No entanto, se não está inscrito ainda não tem qualquer situação especial ou estatuto inserido, pelo que não poderá usufruir dessa situação de forma automática no InforEstuddante. Para isso deve contactar os serviços da sua Faculdade.

Não me consigo inscrever porque ainda tenho notas por lançar. O que fazer?
 

Deve aguardar pelo lançamento das notas pois só pode inscrever-se após todas as notas estarem lançadas pelos docentes e aceites no SGA.

Se isto acontecer depois do final do prazo normal de inscrição, receberá um lembrete (mensagem de e-mail) indicando que deve formalizar a sua inscrição nos 7 dias seguintes. Esse será o seu prazo normal, só ficando sujeito a multas após o final desse prazo.

Consulte ainda a questão: Como fazer a inscrição em frequência fora do prazo normal?

Vou pagar multa se me inscrever fora do prazo normal por causa de não ter todas as notas lançadas?
 Não, uma vez que o atraso não deriva do estudante.
(Ver a questão anterior)

Posso inscrever-me este ano se tiver algum valor de propina ou a taxa de inscrição do ano anterior por pagar ?

Não, apenas pode inscrever-se no ano letivo seguinte após:

1) realizar todos os pagamentos do ano letivo anterior; ou
2) se tiver requerido um acordo de pagamento de propinas em atraso, e o mesmo já foi aceite

Os estudantes abrangidos podem realizar este pedido no InforEstudante, selecionando o requerimento do tipo “Plano de regularização de dívida de propina” em "Balcão Académico » Requerimentos".

Mais informação nas Questões Mais Frequentes sobre "Propinas, taxas e emolumentos?" »

O meu cartão de cidadão está desatualizado/caducado, posso inscrever-me?
 

Sim, se não estiver a fazer uma matrícula (inscrição decorrente de uma candidatura à UC).
O documento de identificação é validado em dois momentos essenciais:

Não consigo lacrar a inscrição porque aparece  mensagem a dizer que estou a exceder os limites de inscrição. O que fazer?
 

Os limites de inscrição e as regras de transição de ano curricular são definidas por cada Faculdade de acordo com o RAUC, não podendo ser excedidos.

  • Poderão existir situações pontuais de ajustes nesses limites (a fim de acomodar as alterações de créditos de algumas unidades curriculares opcionais disponibilizadas no presente ano letivo) ou outras de carater excecional.
  • Se não for esse o seu caso, terá de ser alvo de apreciação, pelo que poderá dirigir-se aos centros de atendimento para obter informação ou enviar pedido por email através do formulário http://www.uc.pt/academicos/e-mail.

Para lacrar a inscrição, e assim concluí-la tem de retirar unidades curriculares até o numero total de ECTS baixar para os limites que estão lhe estão aplicados.

Consulte mais informação em http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/limites.

Posso inscrever-me apenas em disciplinas do 2º semestre?
 

Sim, os estudantes podem optar por efetuar uma inscrição semestral, escolhendo apenas unidades curriculares do 1º ou 2º semestre, no entanto a inscrição é sempre realizada no início do ano letivo.

  • Nestes casos pagará somente 50% da propina total.
Posso inscrever-me a mais disciplinas opcionais do que as exigidas para concluir o curso?
 

Em princípio pode inscrever-se a disciplinas opcionais para além do necessário para completar o curso, desde que não ultrapasse o limite de ECTS de inscrição estipulado para o seu curso. Mas esta é uma opção dependente do curso e Faculdade que frequenta.

  • Tenha atenção que TODAS as disciplinas/unidades curriculares realizadas no seu curso são contabilizadas para o cálculo da classificação final.
Posso inscrever-me em unidades do 1º ciclo e também nas de mestrado?
 Sim. Pode inscrever-se em unidades curriculares avulsas do 2º ciclo, desde que se encontre também inscrito em todas as necessárias para completar o 1º ciclo e não exceda o limite de ECTS estipulado para o curso.
Não preenchi os inquéritos pedagógicos. Posso inscrever-me?
 Sim, estes inquéritos não têm caráter obrigatório, apesar da sua extrema importância para a avaliação da Universidade nas suas diversas vertentes. Além disso, o contributo dos estudantes constitui um aspecto importante para melhorar as unidades curriculares, os cursos e a UC.
Estive prescrito/a. Como fazer para regressar este ano letivo?
 

Após a interrupção de um ano letivo, tem que efetuar uma candidatura por Reingresso, dentro dos prazos definidos, para regressar à UC e ao seu curso.

Consulte a página de Candidaturas para mais informação.

Terminei a licenciatura este ano e quero continuar no mestrado de continuidade. Como fazer?
 

Todos os Estudantes que concluem uma licenciatura na UC (1º ciclo) têm que efetuar candidatura ao mestrado (2º ciclo), mesmo que seja de continuidade.

Consulte os prazos no site de Candidaturas ao 2º Ciclo (Mestrados).

Sou aluno de licenciatura e pretendo “congelar” | "suspender" | "interromper" a minha matrícula no próximo ano. O que devo fazer?
 

A figura de congelamento/suspensão da matrícula não existe, mas sim a de desistência. Se não se inscrever em determinado ano letivo, será considerado interrompido.

  • Se desistir durante um ano letivo pode no ano letivo seguinte inscrever-se normalmente.
  • Se após interromper estiver mais de um ano letivo sem inscrever-se, quando pretender retomar os seus estudos tem que efetuar uma candidatura por Reingresso no prazo que vier a ser estipulado.
É possível anular a minha matrícula no atual ano letivo?
 

Não, a anulação ocorre apenas em situações definidas pela lei. O estudante poderá sim desistir da sua inscrição.

No caso dos ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento), se a desistência acontecer nos prazos definidos, afixados e divulgados aos Estudantes no início de cada ano letivo, ficará desobrigado do pagamento das prestações de propina seguintes.

Já me inscrevi, agora como obtenho o meu certificado multiusos?
 O certificado fica disponível imediatamente após lacrar a inscrição, na opção de "Certidões" do InforEstudante. Basta aceder, clicar em "Gerar Certidão", selecionar esse certificado e a seguir será gerado um ficheiro PDF com o documento.
Até quando poderei alterar a minha inscrição de forma gratuita?
 A alteração da inscrição pode ser efetuada através do InforEstudante, sem o pagamento de emolumento, nos prazos definidos pelo SGA em http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/prazos.
Como poderei inscrever-me nas turmas e escolher os horários?
 

Os prazos de inscrição nas turmas práticas são divulgados pelas Faculdades ou no caso da FCTUC, pelos departamentos, sendo a gestão de horários igualmente da sua responsabilidade.

  • Também poderá consultá-los na opção do Inforestud@nte "BALCÃO ACADÉMICO>>INSCRIÇÕES EM TURMAS". Caso não se encontrem ainda definidos, consulte os serviços de apoio ao estudante do seu departamento ou faculdade.