Bolsas FCT | Reconhecimento grau na UC

Com o objetivo de estimular o recrutamento de Bolseiros/as de Investigação de reconhecido mérito, a nível internacional, foi recentemente publicada uma nova alteração à tabela de taxas e emolumentos da Universidade de Coimbra (UC) - Deliberação n.º 676/2022.
Esta alteração permite reembolsar o valor pago a título de emolumentos de reconhecimento de grau (automático e de nível) aos/às Bolseiros de Investigação que venham a ser selecionados no âmbito de procedimentos promovidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. (FCT), que tenham obtido o reconhecimento para efeitos de candidatura, sempre que a UC venha a ser escolhida como entidade de acolhimento.
Neste contexto,
- os/as candidatos/as aos procedimentos para atribuição de bolsas de investigação promovidos pela FCT que,
- para este efeito, tenham obtido o reconhecimento de grau automático ou de nível na UC,
- têm direito ao reembolso do emolumento cujo pagamento tenham efetuado,
- mediante a apresentação do contrato assinado com a FCT onde figure a UC como entidade de acolhimento.
Esta medida vem alargar o regime de isenção que vigora, desde 2019, para os/as candidatos/as a procedimentos concursais para recrutamento de Investigadores/as e para atribuição de bolsas de investigação promovidos pela UC que venham a ser contratados/as por esta Instituição e que necessitem de obter o reconhecimento como requisito para a contratação.
A tabela de taxas e emolumentos pode ser consulta em https://www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.