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Como solicitar...

Qualquer certidão, diploma ou outro documento certificativo de natureza académica, associado a ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, tem de ser solicitado no Serviço de Gestão Académica da Universidade.

Como solicitar uma Certidão ou Diploma?

Para quaisquer Estudantes da UC (ou Antigo/a Estudante com registo no InforEstudante), a forma mais rápida de obter uma certidão ou diploma académico é através do InforEstudante, na opção “Balcão Académico >> Documentos”. Para Estudantes atuais este é o canal obrigatório de emissão de documentos.
As certidões e diplomas podem ser solicitados em formato digital ou em papel:
- Certidão de Regime de Ingresso
- Certidão de Matrícula
- Certidão de Inscrição
- Certidão de Aprovação
- Certidão de Não Prescrição
 - Certidão de Duração Curso
 - Certidão de Trânsito de Ano
 - Certificado Multiusos
 - Histórico Escolar
 - Diploma normal (e respetivo suplemento ao diploma) - diploma sem classificação ou unidades curriculares, pois esta informação consta do suplemento

E se não tiver acesso ao InforEstudante ou não souber das credenciais de acesso?

O acesso ao InforEstudante é possível para Estudantes e Antigos/as Estudantes da UC através do endereço https://inforestudante.uc.pt/»

  1. Se sabe o seu número de estudante mas não recorda a palavra-chave/password, clique na opção "Esqueceu-se da palavra-chave?" no menu principal  (abaixo da caixa onde deve inserir a palavra-chave).
  2. Se não sabe o seu número de estudante ou nunca teve acesso ao InforEstudante (p.e. todos/as os/as estudantes anteriores a 2007/2008) clique no botão "Registar" e siga as orientações.

Como utilizar outros canais?

É possível utilizar outros canais para pedir um documento, mas tenha atenção que implicam mais processamento, e portanto, poderão ser sujeitos a maior tempo de resposta. 

[1] Por correio eletrónico, através do Formulário de E-mail | Académicos UC, para pedidos que não existam no InforEstudante.

Escolha a opção "Documento certificativo não incluído no InforEstudante (em papel)".

Para permitir o tratamento do seu pedido tem de indicar na mensagem:

      » o  n.º e tipo de identificação
      » o tipo de certidão que pretende
      » o curso a que se refere a certidão

Para facilitar a escolha de opções e agilizar a sua emissão, deve anexar à mensagem o impresso relativo a pedidos de documentos:

» Descarregue e preencha o ficheiro. Clique Aqui e siga para a página de impressos e formulário »»

Tenha atenção que após o envio com sucesso da sua mensagem, receberá uma mensagem automática com o numero do pedido que lhe foi atribuído no sistema de gestão de pedidos. Guarde-o como comprovativo e indique-o sempre que quiser referir este pedido nos serviços (mesmo presencialmente na Unidade de Atendimento do SGA).

Após tratamento do seu pedido, receberá uma notificação (mensagem de email) com indicação do montante a pagar e como pode efetuar esse pagamento, na maioria das situações, através de referências multibanco.

[2] Presencialmente na Unidade de Atendimento do Serviço de Gestão Académica, através do preenchimento do respetivo impresso.
» Descarregue e preencha o ficheiro. Clique Aqui e siga para a página de impressos e formulário »»
[3] Por CTT, utilizando o respetivo impresso, endereçado a:

Serviço de Gestão Académica da UC
Divisão de Graduação e Formação
Edifício da FMUC - R/C dto.
3004-504 COIMBRA
PORTUGAL

» Descarregue e preencha o ficheiro. Clique Aqui e siga para a página de impressos e formulário »»

Após tratamento do seu pedido, receberá uma notificação (mensagem de email) com indicação do montante a pagar e como pode efetuar esse pagamento, através de referências multibanco

NÃO ENVIE QUAISQUER PAGAMENTOS ANTECIPADOS POR CHEQUE OU OUTRO MEIO DE PAGAMENTO 
ANTES DE SER CONTACTADO PELOS SERVIÇOS.

Como funcionam os pedidos no InforEstudante?

Este funcionamento resume-se a seguir:

  1. O/A estudante acede ao InforEstudante em “Balcão Académico>>Documentos”.
  2. A seguir clica no link no canto superior direito “Gerar Certidão” e passa ao ecrã seguinte com o menu de certidões.
  3. Nesse menu poderá ver o conteúdo genérico da certidão (texto) clicando no ficheiro de exemplo (em formato PDF).
  4. Após decidir qual a certidão que pretende, deve clicar em “Gerar Certidão”.    »»Poderão aparecer opções para o/a estudante selecionar, por exemplo, o ano letivo que pretende para uma certidão de frequência.
  5. No final da sua escolha, após confirmação, serão apresentados os dados para que possa efetuar o pagamento da certidão por multibanco.
  6. Após o pagamento, passa a constar no InforEstudante que a sua certidão está paga (a verde), ficando assim disponível o ficheiro com a certidão.
  7. A autenticidade e validade dessa certidão é comprovada pela chave alfanumérica que consta no canto inferior esquerdo da mesma.
  8.  A certidão poderá ser validade e verificada em https://verificacaodocumentos.uc.pt/ por qualquer instituição nacional e estrangeira.
  9. Sempre que uma entidade receber esse documento impresso ou por via eletrónica, pode comprovar a sua validade através do site indicado no documento.
  10. Nesse site deve introduzir o código do documento, o qual o identifica univocamente, e ser-lhe-á apresentada uma cópia do mesmo para validação do seu conteúdo.

Como solicitar uma Carta de Curso, Doutoral ou de Agregação?

Para solicitar qualquer uma das cartas indicadas deverá descarregar o impresso específico, preencher e assiná-lo. 

Clique Aqui e siga para a página de impressos e formulário »»

A seguir, pode entregar o impresso:

  1. Preferencialmente através Formulário de E-mail | Académicos UC, selecionando a opção de Estudante ou Antigo/a Estudante, e depois o tipo de pedido "Documento certificativo não incluído no InforEstudante".

  2. Presencialmente na Unidade de Atendimento do Serviço de Gestão Académica, através do preenchimento do seguinte formulário.

  3. Por CTT, endereçado a:

Serviço de Gestão Académica da UC
Divisão de Graduação e Formação
Edifício da FMUC - R/C dto.
3004-504 COIMBRA
PORTUGAL

Como vou receber os documentos em papel?

Todos os documentos requeridos no Serviço de Gestão Académica são entregues ao/à próprio/a (ou seu/sua representante legal):

  • presencialmente, no ato do pedido, quando feito nos Centros de Atendimento Académico e o documento possa ser emitido de imediato (situação que ocorre em mais de 50% dos pedidos efetuados no Serviço).  
  • através de envio por correio postal registado (entrega em mão), para todos os outros pedidos, incluindo quando não é possível a emissão imediata do documento.

Com este envio assegura-se uma entrega mais rápida e sem a necessidade de deslocação do/a Estudante ou Antigo/a Estudante aos centros de atendimentos.

É essencial que os contactos estejam atualizados no InforEstudante (menu “Geral” / “Dados Pessoais”), ou para os pedidos de Antigos/as Estudantes, os dados sejam fornecidos corretamente aquando do pedido.

Como obter os programas e cargas horárias das disciplinas?

O conteúdo lecionado nas unidades curriculares associadas à inscrição de Estudantes, como o n.º de ECTS, horas associadas, programa, bibliografia e  docente responsável, consta de uma certidão de programas e cargas horárias, por ano letivo.

São solicitadas da mesma forma que qualquer outra certidão, mas é preciso ter em atenção que algumas destas certidões podem não ser emitidas no momento do pedido. O tempo de disponibilização das mesmas pode variar consoante o n.º de disciplinas/unidades curriculares e a antiguidade do ano letivo em que foram lecionadas.

Veja os valores destes documentos na Tabela de Emolumentos.

Tomar Atenção !

Clique para mais informação... O montante do pagamento varia consoante os documentos solicitados, cujo valor unitário pode ser consultado na tabela de emolumentos.
  O seu pedido só será entregue após pagamento do devido emolumento.
  O pagamento pode ser efetuado por multibanco/paypal, usando a referência multibanco que lhe será comunicada pelos serviços.
  Só serão aceites os pedidos que indiquem claramente o Nome Completo do/a Estudante, N.º e Tipo do Documento de Identificação, N.º de Estudante e Curso.
 

Os dados pessoais relativos ao tipo, n.º e validade do documento de identificação, são obrigatórios e devem estar atualizados para que a UC proceda à emissão dos documentos solicitados:

  • Para os/as cidadãos/ãs nacionais, residentes em Portugal ou no estrangeiro - Bilhete de Identidade (válido) ou o Cartão de Cidadão, cuja obtenção é obrigatória a partir dos seis anos de idade ou logo que a sua apresentação seja exigida para o relacionamento com algum serviço público.
  • Para os/as cidadãos/ãs estrangeiros/as - Bilhete de Identidade (válido) ou o Cartão de Cidadão do seu país, ou em último recurso, passaporte válido.
  Como os pedidos podem ser feitos por diversos meios, sucede frequentemente a repetição de pedidos por várias vias, o que dificulta o processo interno de tratamento desses pedidos e atrasa a sua resolução.  Apelamos assim à compreensão de todos/as para que se evite esta repetição de pedidos