Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Cartão de Estudante UC

Na UC, o Cartão de Estudante é emitido, em parceria com o Banco Santander, de modo automático após a matrícula e inscrição. Para conhecer todas as vantagens associadas a esta parceria da Universidade de Coimbra acede a  www.santander.pt/universitarios » santander_uni
cartao_estudante

É o documento de identificação em exames, bibliotecas e outros serviços da UC; faculta o acesso a edifícios e aulas, e muito mais!

NOTA: O cartão é imprescindível para aceder diariamente aos edifícios da Universidade.

Clique para mais informação... Tenho que fazer alguma coisa para ter Cartão de Estudante?
 

Não. A UC trata de forma automática a emissão de cartões para todos os Estudantes que realizarem a sua matrícula/inscrição na UC, incluindo os colocados pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA) -  ver questões seguintes.

Para tal basta terem a fotografia e dados pessoais no InforEstudante, incluindo o campo com o nome abreviado para a constar no cartão.

Clique para mais informação... Preciso do cartão para entrar nos edifícios da UC?
 Sim, e também por isso, são utilizado cartões temporários em algumas situações.
Clique para mais informação... Fui colocado/a através do CNA. Onde vou buscar o meu Cartão?


Para os novos Estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), na primeira fase, há um cartão temporário entregue durante a matrícula presencial. Se a matricula ocorer online é possível receber o cartão no circuito durante o período de matrículas ou em local e data que será comunicada. Em resumo:

  1. Recebem e ativam esse cartão durante a semana das matrículas, no local da matrícula presencial, ou
  2. Após o prazo de matrículas, recebem e/ou ativam o cartão na Sua Faculdade, ou Departamento.
Clique para mais informação... Onde vou buscar o meu Cartão (definitivo)?
 

Após a produção do cartão definitivo, quando este chega à Faculdade/Departamento, procede-se ao seu registo e validação, o que despoleta uma notificação automática para o Estudante com a informação necessária para recolher o cartão:

(1) Na Secretaria/Serviço da Faculdade ou Departamento do curso:
» Se é Estudante de um curso na UC (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou Curso não conferente de grau). 
» No caso da FCTUC, o cartão segue para o departamento responsável pelo ciclo de estudos/curso.

(2) Na Divisão de Relações Internacionais:
» Se é Estudante de mobilidade incoming ou Estudante Internacional colocado através do concurso especial.

(3) No Atendimento do SGA no Polo I (Student Hub):
» Se é Estudante inscrito apenas em Unidades Curriculares Isoladas.

O mesmo processo aplica-se a quem tem cartão temporário. Todo o processo é gerido através da plataforma informática de "Gestão de Cartões UC", que envia a informação necessária para a entidade responsável pela sua emissão - a SIBS. Esta plataforma está disponível para as Faculdade, e na FCTUC, para os seus Departamento.

Clique para mais informação... Como posso obter um novo Cartão de Estudante?
 

Em caso de mau funcionamento, roubo ou extravio do cartão, dentro da validade, deve dirigir-se à sua faculdade/departamento para que seja emitido de novo.

» A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção "Pedir Reemissão" na plataforma "Gestão de Cartões UC".

Se pretender alterar a informação do cartão (como a foto, por exemplo), ou necessita de um cartão de raíz, deve solicitar um novo cartão da mesma forma.

» A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção"Pedir Novo Cartão" na plataforma "Gestão de Cartões UC".