Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Questões Frequentes (FAQs)

bolinha_amarela

Sou obrigado a ir a Coimbra para fazer a minha matrícula na UC?

 

Não. O processo de matrícula e inscrição nas unidades curriculares a frequentar em 2019/2020 pode ser efetuado através da plataforma informática de gestão académica da UC: o InforEstudante.

Aceder ao InforEstudante »»

bolinha_preta

Posso fazer a matrícula presencial em qualquer dia?



Sim, mas na 1ª fase é melhor optar pelo dia do Teu Nome, para evitar filas.

Não há qualquer escalonamento para a 2ª e 3ª fase.

bolinha_amarela

Como saber qual o meu dia de matrícula?



Consulta a tabela com a distribuição/escalonamento diário de Estudantes »

Em cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, é dada prioridade aos Estudantes colocados na UC cuja letra inicial do primeiro nome seja a definida para esse dia.

Para os Estudantes colocados na Faculdade de Letras da UC (FLUC), a distribuição é por licenciatura, na 5ª e 6ª feira.

bolinha_preta

Devo optar pela matrícula na UC ou através da Internet?

 

O essencial é concretizares a Tua matrícula na UC. Podes fazê-lo através da modalidade que Te for mais conveniente, mas recomendamos a opção de vir à Universidade e usufruir daquilo que a UC preparou para receber os novos Estudantes.

Matrícula presencial Passo-a-Passo »»

bolinha_amarela

Posso utilizar a senha da DGES para me matricular da UC?

  Sim. O acesso pela 1ª vez ao sistema informático de matrículas da UC é realizado com a senha (chave de acesso / password) que a DGES Te enviou na mensagem de correio eletrónico com o resultado no concurso. Não a Esqueças!
bolinha_preta

Onde consultar o meu N.º de Estudante na UC?

 

Algumas horas após a divulgação dos resultados pela DGES em cada uma das fases do concurso (CNA), a UC atribui o N.º de Estudante aos Estudantes colocados na UC.

Por questões de acesso a informação, a UC disponibiliza-Te este numero através do sistema de informação académico InforEstudante, no link Consultar Utilizador - Colocados DGES »

bolinha_amarela

Como escolher as unidades curriculares em que me posso inscrever?

 

Durante  a inscrição, no sistema informático InforEstudante estão disponíveis as unidades em que te podes inscrever (opcionais e obrigatórias).

Contudo, podes consultar mais informação na área de cursos UC »»

bolinha_preta

Porque é que a matrícula dos colocados na Faculdade de Letras é diferente?

 

As licenciaturas da FLUC têm características diferentes, com percurso muito variados e flexíveis que implicam diversas opções. Como em qualquer escolha, é essencial que seja o mais informada possível, e portanto, estes Estudantes têm o apoio dos Tutores: docentes da Faculdade que apoiam os Estudantes no seu percurso.

Mais sobre a matrícula dos colocados na FLUC »»

bolinha_amarela

Os meus Pais podem entrar comigo para a matricula?

  Não. Para facilitar o acesso e evitar a acumulação de pessoas no mesmo espaço, o Estudante tem que entrar sozinho. No interior do edifício encontrarás quem te conduzirá no percurso e poderás esclarecer dúvidas.
bolinha_preta

Onde podem esperar os meus familiares e amigos?

 

Há uma zona de espera, do outro lado da rua, entre os edifícios do Departamento de Química e do Departamento de Física.

Aqui é possível contactar e conhecer os diversos núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), comer alguma coisa nos espaços dos SASUC (Serviços de Ação Social  da UC), entre outras atividades que aí decorrem durante a semana de matriculas da 1ª fase do CNA.

Enquanto aguardam, podem visitar esta zona da Universidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

bolinha_amarela

As matrículas na UC funcionam da mesma maneira em todas as fases de colocação?



Não, atendendo a que o número de Estudantes colocados em cada fase é muito variável. Na 1º fase são colocados cerca de 3.000 estudantes, e por isso é preparado um circuito de apoio presencial de grande dimensão, no edifício da Faculdade de Medicina, Polo1. Este circuito mantém-se parcialmente para a 2ª fase. Para os colocados na 3ª fase a matrícula ocorre no Polo1, mas no Centro de Atendimento Académico, no edifício do Colégio de Santa Rita.

Consultar mais informação de datas e locais »