Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Questões Frequentes (FAQs)

bolinha_amarela Tenho que ir a Coimbra para fazer a matrícula na UC?
 

Não. O processo de matrícula e inscrição nas unidades curriculares a frequentar em 2020/2021 pode ser efetuado integralmente através da plataforma informática de gestão académica da UC: o InforEstudante.

Aceder ao InforEstudante »

bolinha_pretaPosso fazer a matrícula presencial em qualquer dia?


Sim, mas é melhor optar pelo dia do Teu Nome, de acordo com agendamento prévio. A matrícula presencial só ocorre na 1ª fase.

A matrícula na 2ª e 3ª fase é feita exclusivamente de forma online.

bolinha_amarela Qual é o meu dia de matrícula?


Em cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, é dada prioridade aos Estudantes colocados na UC cuja letra inicial do primeiro nome seja a definida para esse dia.

Consulta a distribuição/escalonamento diário de Estudantes »

bolinha_preta Devo optar pela matrícula na UC ou através da Internet?
 

O essencial é concretizares a Tua matrícula na UC. Podes fazê-lo através da modalidade que Te for mais conveniente, mas a UC preparou-se para receber os novos Estudantes em segurança.

Atenção: Este ano, com as medidas extraordinárias de segurança que a UC adotou devido à COVID-19, o processo de matrícula pode ser um pouco mais demorado.

bolinha_amarelaPosso utilizar a senha da DGES para me matricular da UC?
  Sim. O acesso pela 1ª vez ao sistema informático de matrículas da UC é realizado com a senha (chave de acesso / password) que a DGES Te enviou na mensagem de correio eletrónico com o resultado no concurso. Não a Esqueças!
bolinha_pretaOnde posso consultar o meu N.º de Estudante na UC?
  Algumas horas após a divulgação dos resultados pela DGES em cada uma das fases do concurso (CNA), a UC atribui o N.º de Estudante aos Estudantes colocados na UC. Por questões de acesso a informação, a UC disponibiliza-Te este numero através do sistema de informação académico InforEstudante, no link "Consultar Utilizador - Colocados DGES".
bolinha_amarela Quando é que escolho as unidades curriculares que vou frequentar?
 

Durante  a inscrição, no sistema informático InforEstudante estão disponíveis as unidades em que te podes inscrever (opcionais e obrigatórias).

Contudo, podes consultar mais informação na área de cursos UC »»

bolinha_preta A matrícula dos colocados na Faculdade de Letras é diferente?
 

Não, este ano o processo é igual para todos os estudantes colocados na UC.

Contudo, as licenciaturas da FLUC têm características diferentes, com percurso muito variados e flexíveis que implicam muitas opções. Como em qualquer escolha, é essencial que seja o mais informada possível, e portanto, os Estudantes devem consultar os guiões disponibilizados pela FLUC antes da matrícula e inscrição . 

Mais sobre a matrícula dos colocados na FLUC »

bolinha_amarela Os meus Pais podem entrar comigo para a matricula?
  Não. Para facilitar o acesso e evitar a acumulação de pessoas no mesmo espaço, o Estudante tem que entrar sozinho. No interior do edifício encontrarás quem te conduzirá no percurso e poderás esclarecer dúvidas.
bolinha_preta Onde podem esperar os meus familiares e amigos?
 

Fora do espaço do complexo universitário, de modo a não interferir com este processo, que na atual situação de pandemia, obriga a cuidados acrescidos.

A zona circundante é muito agradável e tem muitos espaços para visitar e onde é possível aguardar a saída dos Estudantes.

Enquanto aguardam, os acompanhantes podem apreciar os espaços circundantes, como o Largo da Portagem, o Parque Verde ou a Ponte "Pedro e Inês" que junta as duas margens do Rio Mondego. Um pouco mais afastado, mas ainda perto, podem optar por visitar os espaços mais antigos da Universidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO, localizados na zona alta da cidade.

bolinha_amarela As matrículas na UC funcionam da mesma maneira em todas as fases de colocação?


Não, atendendo a que o número de Estudantes colocados em cada fase é muito variável. Na 1º fase são colocados cerca de 3.000 estudantes, e por isso é preparado um circuito de apoio presencial de grande dimensão, no  Pavilhão 1 - Estádio Universitário de Coimbra. Este ano, atendendo à situação da COVID-19 e ao facto da 2ª e 3ª fase decorrerem bastante mais tarde, as matrículas apenas vão decorrer online.

Consultar mais informação de datas e locais »