Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Como fazer a matrícula na Internet?

Os estudantes colocados na UC através do Concurso Nacional de Acesso, que efetuem a sua matrícula via Web (Internet), devem consultar atentamente esta informação. Em caso de dúvida, podem contactar os nossos serviços de apoio, através da seguinte linha telefónica:

  • <n.º a afixar durante os períodos de matricula>
matriculas_2018_inscricao
bolinha_amarela CONSULTA O TEU N.º DE ESTUDANTE
 
  1. Dentro do prazo definido para a matrícula, consulta o Teu número de estudante na UC, disponibilizado através do sistema de informação académico InforEstudante, no link Consultar Utilizador - Colocados DGES ».

bolinha_amarela ACEDE AO INFORESTUDANTE
 
  1. Acede ao endereço https://inforestudante.uc.pt.
  2. No Utilizador insere o N.º de Estudante que consta da lista anterior.
  3. Na Password insere a senha (chave de acesso / password) que a DGES Te enviou na mensagem de correio eletrónico com o resultado da candidatura.
bolinha_amarela REALIZA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NA UC
 
  1. Por motivos de segurança, após entrares no Inforestud@nte é obrigatório alterar a chave de acesso inicial.

  2. A seguir clica no link "Matrículas" em "Balcão Académico", e preenche o inquérito obrigatório. Só depois de o preencheres poderás avançar para a fase seguinte.

  3. Após esta fase, poderás realizar a inscrição no ciclo de estudos (curso) em que foste colocado. Segue as instruções fornecidas, pois é nesta fase que terás de selecionar as unidades curriculares que pretendes frequentar no ano letivo de 2020/2021.

  4. Logo após a inscrição concretizada (lacrada), poderás obter o certificado multiusos eletrónico no link "Certidões" (para efeitos de abono de família, ADSE, entre outros).

  5. Recomenda-se ainda a impressão do Resumo da Inscrição, apesar de não ser um documento válido para comprovar a tua inscrição perante outras entidades, dado não estar autenticado pelos serviços.

  6. Para obter informação sobre propinas consulta a opção "Propinas e Emolumentos". Aí poderás imprimir o talão com o plano anual para pagamento de propinas, incluindo referências para pagamento por Multibanco.   

Não há nenhum documento a imprimir. O comprovativo da Tua inscrição é o certificado multiusos que podes descarregar em formato digital no InforEstudante. Tem a mesma validade legal que o documento em papel. 

Só no final destes passos, e após "Lacrar" a inscrição, serás Estudante da Universidade de Coimbra! Bem-Vindo/a à UC!

bolinha_amarela ENTREGA E APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS
 

Os seguintes documentos devem ser apresentados no Centro de Atendimento do polo 1 do Serviço de Gestão Académica (Colégio de Santa Rita/Palácio dos Grilos):

  1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte), se fores cidadão português;
  2. Autorização de residência ou visto, se fores cidadão estrangeiro, não sendo nacional de um Estado-Membro da União Europeia, é necessária declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em como resides legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que ingressas na UC);
  3. Cartão de Contribuinte, caso não apresentes cartão de cidadão;
  4. Boletim de vacinas com a vacina anti-tetânica atualizada;

Para os estudantes da Faculdade de Letras - Licenciatura em Geografia, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia, é necessário também o documento comprovativo da satisfação do pré requisito.O cartão de estudante será emitido e enviado para a Tua Faculdade (ou Departamento no caso da FCTUC).

bolinha_amarela CARTÃO DE ESTUDANTE UC


O Cartão de Estudante da UC identifica-te no Universo UC e é necessário para aceder às infraestruturas da Universidade, como cantinas e serviços médico-sociais, por exemplo.

Após concluíres a inscrição inicia-se o procedimento para a sua produção e serás contactado/a por email quando estiver pronto para ser levantado na Secretaria da Tua Faculdade ou Departamento (no caso da FCTUC).

Até à entrega do cartão definitivo, atendendo a que a regulação dos acessos aos edifícios, adotada pela UC no âmbito da medidas de prevenção da COVID-19, utilizam esse cartão, é necessário providenciar-Te um CARTÃO PROVISÓRIO.

Assim, fica atento/a porque receberás uma mensagem para ires levantar este cartão, numa hora e local que serão indicados. Receberás ainda informação explicativa do modo de funcionamento deste sistema de acessos.

Este cartão vai ser utilizado até Teu o cartão definitivo seja produzido.

Acede a mais informação sobre o Cartão de Estudante UC »

Como fazer a matrícula presencialmente na UC »