SII&DT 33758 4DComposites

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-033758

Referência: SII&DT 33758 4DComposites

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: 4DComposites

Título: 4DComposites - Moldação inteligente de componentes 4D baseados em ligas com memória de forma embebidas em carbono pré-impregnado com termoplástico

Área Científica: Engenharia Mecânica; Tecnologias dos Materiais

Síntese do Projeto: Os processos de moldação de compósitos estabelecidos utilizam ainda na sua maioria materiais cuja matriz é termoendurecível; normalmente resinas epoxídicas. No entanto, têm vindo a ser introduzidas e implementados meios de processamento de materiais compósitos com matriz termoplástica. Estes processos de fabrico usam essencialmente pressão e temperatura para que a ocorra a fusão e consolidação das fibras (de carbono ou de kevlar) na matriz termoplástica, destacando-se os tecidos pré-impregnados com Poliamida (PA) e Polieteretercetona (PEEK). Estes materiais não são usualmente processados por empresas industriais de moldes e injeção. Apesar do tecido industrial no setor dos moldes e plásticos ser reconhecido pela sua aposta na atualização tecnológica e no processamento de novos materiais, desenvolvendo constantemente novos processos de fabrico, a realidade é que o processamento de materiais (essencialmente fibras) préimpregnados com termoplásticos não é uma realidade aos dias de hoje. No entanto, as tecnologias e know-how existentes neste setor apresentam um enorme potencial de implementação, com elevada produtividade, do processamento deste género de materiais. É com este objetivo que se pretende desenvolver no âmbito deste projeto, uma nova tecnologia designada 4DComposites para a obtenção de componentes, num único ciclo/estágio de produção, de elevado desempenho, com incorporação de tecido (carbono, vidro, kevlar,etc...), elevada flexibilidade em termos geométricos e que incorpore detalhes num ou mais materiais e com incorporação de filamentos de materiais com memória de forma (e.g. NiTi), permitindo assim disponibilizar no mercado componentes multifuncionais (smart materials), de elevada complexidade geométrica, potenciando a exploração de novas aplicações e mercados deste tipo de materiais, até então limitado pelos elevados custos e tempos de processamento.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-09-2018

Data de conclusão: 31-08-2021

Instituições participantes no Projeto: Moldes RP - Indústria De Moldes, SA (Proponente); Instituto Politécnico de Leiria; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 91.136,51€