Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

SII&DT 39910 Add.Powder

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-039910

Referência: SII&DT 39910 Add.Powder

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: Add.Powder

Título: New filaments based on metallic powders for additive manufacturing

Área Científica: Engenharia Mecânica

Síntese do Projeto: Atualmente a indústria tem vindo a adaptar os seus processos produtivos de forma a introduzir a fabricação aditiva como metodologia de fabricação de componentes protótipo e de componentes finais.

O projeto ADDPOWDER assenta no desenvolvimento de filamentos de mistura de material metálico com polímeros termoplásticos com ou sem adição de outros materiais orgânicos, adequado para processos de fabricação aditiva a partir de filamentos (FDMet). Estes materiais serão executados através de uma mistura otimizada entre pó e elementos ligantes, permitindo a construção de produtos em materiais metálicos. A utilização destes materiais permitirá a construção de geometrias complexas, utilizando processos aditivos, em materiais cuja construção anteriormente não seria possível. No âmbito da sustentabilidade, este projeto pretende desenvolver um material metálico de matriz termoplástica, cujo material metálico deriva da micronização de aparas metálicas resultantes de processos subtrativos.

Este material em específico, apresenta uma elevada complexidade de desenvolvimento, quer pela necessidade de micronização das aparas, de forma a que estas adquiram um formato de pó com uma distribuição de tamanho de grão bem definida, quer pela otimização da mistura a extrudir. A dificuldade de execução deste projeto será conseguir otimizar a mistura de forma a que a sua reologia e a flexibilidade do filamento seja adequada a processos aditivos de extrusão, pois demasiado material ligante poderá resultar numa fraca qualidade da ?parte verde?, o que irá produzir uma parte final com fraca densidade após a sinterização.

Por outro lado, uma quantidade insuficiente de ligante, resultará numa mistura impossível de extrudir. Com o apoio do IPL-CDRsp e do CEMMPRE, a equipa da LCR irá estudar e desenvolver uma gama de materiais assentes numa premissa sustentável, permitindo um aumento nas suas capacidades relacionadas com injeção e a entrada no mercado de processos de fabrico aditivos avançados.  

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020 - SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01/08/2019

Data de conclusão: 31/07/2022

Instituições participantes no Projeto: Luz Costa & Rodrigues, Lda

Beevc - Electronic Systems, Lda 

Plastimago-Transformadora de Plásticos, Lda 

Instituto Politécnico de Leiria

Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 248.335,08€

Apoio financeiro da UE: 186.251,31€

Técnico do Projeto: Paula Lopes

Contacto: 239247024