UID/LIN/04887/2013

Referência: UID/LIN/04887/2013

Título: Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada - CELGA

Área Científica: Linguistica

Síntese do Projeto: O CELGA, sedeado na Universidade de Coimbra (UC), tem como principal missão o desenvolvimento de uma investigação abrangente em Linguística Descritiva e Aplicada, cujos resultados produzirão recursos a disponibilizar à comunidade científica e ao público em geral. Tais recursos foram concebidos no âmbito dos desafios societais previstos no documento Horizons2020, mas também como resposta a necessidades nacionais e regionais identificadas previamente pelos investigadores da unidade e/ou definidos no plano estratégico da UC. O programa de investigação do CELGA para 2015-2020 insere-se pois nos interesses da instituição de acolhimento, tendo como alvos prioritários as seguintes áreas:
a) educação;
b) plurilinguismo;
c) promoção profissional;
d) inclusão.
Além disso, no âmbito da inclusão da UC no Património Mundial da Humanidade definido pela UNESCO, a missão do CELGA abrange igualmente a promoção da Língua Portuguesa enquanto língua plural nos contextos de intercâmbio internacional.
Para concretizar esta dupla missão, a equipa beneficia da fusão entre o Instituto de Linguística Teórica e Computacional e o já existente CELGA, incluindo valências complementares de investigação em linguística descritiva, aplicada e computacional. Destacam-se ainda uma forte componente científica em Léxico e Morfologia, em Português L1 e L2 e em Contacto de Línguas. Como os investigadores da unidade provêm de diferentes instituições, onde ensinam e coordenam programas de formação avançada, a atividade científica facilitará a inclusão de jovens investigadores na equipa. Em concreto, a instituição de acolhimento do CELGA tem dois programas de Mestrado em Linguística (Linguística: Investigação e Ensino; Português Língua Estrangeira e Língua Segunda) e um de Doutoramento (Língua Portuguesa: Investigação e Ensino).
A equipa subdivide-se em dois grupos complementares. O trabalho do grupo APLING, cujos membros desenvolvem investigação em linguística aplicada e garantem a gestão e disponibilização de recursos, é apoiado pelo trabalho do grupo DESLING, cuja investigação teórica e fundamental produz o necessário output da descrição linguística. A atividade científica organiza-se em quatro linhas temáticas:Léxico e Modulação Computacional; Ligação à Comunidade (Recursos Linguísticos para Fins Específicos);Origens de Estruturas em Variantes não-Europeias do Português e História da Língua Portuguesa e da Consciência Linguística.
Em 2015-2020, o CELGA pretende desenvolver investigação aplicada em Léxico e Modulação Computacional gerindo e expandindo os recursos do Portal da Língua Portuguesa [http://www.portaldalinguaportuguesa.org/], além de desenvolver projetos em curso que providenciam bases de dados para a investigação em linguística: Vocabulário Ortográfico do Português; Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa; LUPo (corpus oral de entrevistas a falantes nativos de países da CPLP); DEEB (corpus de produções escritas dos exames nacionais de Português L1);base de dados VOCABULARIO PORTUGUEZ & LATINO.
Na linha COLRESP (Ligação à Comunidade-Recursos Linguísticos para Fins Específicos), desenvolvem-se recursos destinados a falantes de Português, nativos e não nativos, incluindo falantes com necessidades especiais. Os resultados da investigação destinam-se a aprendentes, professores e investigadores, abrangem contextos formais e informais de uso, de aprendizagem e de aplicação profissional (nas áreas da saúde, tradução e direito). O trabalho da COLRESP estabelece uma ponte entre investigação fundamental e aplicada em educação, multilinguismo, formação profissional e inclusão, abrangendo:
(a) corpora linguísticos, bases de dados e serviços;
(b) materiais instrucionais e manuais (incluindo uma gramática pedagógica de PL2);