Análise com Tabelas e Gráficos Dinâmicos em Excel
M. A. Facas Vicente - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Em todas as áreas profissionais, o Microsoft Excel é uma ferramenta informática imprescindível na organização, tratamento e análise de dados. Em particular, no ensino, este é utilizado para planear aulas, acompanhar o progresso dos estudantes, organizar informação diversa e registar avaliações, entre muitas outras actividades nas quais ele se torna, cada vez mais, um auxiliar preponderante na vida de um professor. Como tal, com maior ou menor dificuldade, todos nós, efectuamos múltiplas tarefas recorrendo a este software. Mas será que exploramos em nosso proveito e da melhor forma as suas potencialidades?
Nesse sentido, este workshop pretende ir um pouco mais além na exploração das potencialidades de cálculo, no desenvolvimento de automatismos e na criação e análise de tabelas e gráficos dinâmicos, tão úteis quando se lida com grandes quantidades de dados como é apanágio dos professores.