Aprender Jogando: pessoas alinhadas com o planeta em atividades de jogos de tabuleiro
Ana Cristina Almeida - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
A proposta que se apresenta pretende ilustrar a transversalidade do currículo e vivência no mundo real, com tónica em questões da atualidade, como saúde e bem-estar, sustentabilidade e gestão de recursos, interculturalidade, direitos humanos, democracia, cidadania, equidade e inclusão, a partir de uma metodologia de aprendizagem baseada em jogos. Com destaque para o recurso a jogos de tabuleiro modernos, o workshop propõe o contacto direto, manuseamento e experiência de jogo para uma análise, partilha e reflexão orientada, acerca da utilização de jogos de tabuleiro para promoção da literacia (de literacias múltiplas) e capacitação em diferentes domínios de desenvolvimento. São abordados temas relativos aos conteúdos e contextos passíveis de serem alvo de ações planificadas com base em jogos, depois de um breve enquadramento teórico e fundamento em princípios básicos de aprendizagem, designadamente, a partir da neurociência. São ainda perspetivadas possibilidades de avaliação e de integração curricular, paralelamente a uma formação a “360º”.