/ WORKSHOPS

Sustentabilidade e aprendizagem de línguas estrangeiras: projetos para desenvolver as competências linguísticas na era da obsolescência programada

María Luisa Aznar Juan - Departamento de línguas, literaturas e culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)

Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)

Desde a Conferência das Nações Unidas em1972, a sustentabilidade emergiu como uma preocupação global. Mais de cinco décadas de debates intensos culminaram na aspiração internacional de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entre eles, a meta de ‘minimizar significativamente a produção de resíduos, adotando estratégias de prevenção, redução, reciclagem e reutilização’. Em uma época marcada pelo aumento de resíduos tecnológicos, e face às recomendações da ONU, a educação surge como um vetor crucial para o progresso. Neste contexto, as capacidades linguísticas adquiridas através da aprendizagem de línguas estrangeiras assumem um papel crucial. O presente workshop aborda o desenvolvimento linguístico como chave para a formação integral do indivíduo na era da obsolescência programada. O objetivo é promover o debate e a reflexão crítica sobre a integração da sustentabilidade nas competências da língua estrangeira. Através de apresentações, análises documentais, discussões em grupo e debates abertos, os participantes serão incentivados a trocar ideias e buscar soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade tecnológica. Acreditamos que a educação ambiental no ensino de línguas estrangeiras em Portugal é uma oportunidade para enriquecer o processo educativo, despertar uma consciência de sustentabilidade e reduzir o impacto da obsolescência programada no meio ambiente.