/ WORKSHOPS

Uma questão de liberdade, responsabilidade e educação: problemas do consumo da canábis

Catarina Paiva - Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra | CEIS20 (Universidade de Coimbra)

3.º ciclo e Ensino Secundário

O mercado legal crescente, em Portugal, e a legalização do mercado recreativo em alguns países da Europa, aproximam a planta da comunidade em geral e dos alunos em idades propícias a novas experiências.

É fundamental que os professores conheçam a canábis e conheçam os malefícios do seu uso recreativo em idades jovens. O papel do professor e das escolas pode ser determinante na prevenção do uso recreativo da substância ilícita mais consumida em Portugal e no mundo.

O mercado legal da canábis em Portugal é uma realidade crescente(1). Abordaremos a história da canábis em Portugal, a química e as descobertas científicas que levaram ao renascer do interesse da comunidade científica (2)(3), os vários usos da planta e seus benefícios ambientais(4) e a problemática do uso recreativo em jovens.

(1) Maior plantação Europeia de Canábis medcinal fica no Alentejo - National Geographic. 2020
(2) HERER, Jack – O rei vai nu | Extra a canábis em Portugal. Atualização ed.
(3) FONSECA, Bruno M. et al – Canábis e canabinoides para fins medicinais. Revista Portuguesa Farmacoterapia 11:2019. 21-31.
(4) ROBINSON, Rowan – O grande livro da cannabis – guia completo do seu uso industrial, medicinal e ambiental. Edição Bra ed. Rio de Janeiro. ISBN 85-7110-479-4.