Sobre
Descrição
A UC-ACOI é um centro de recursos biológicos que oferece um ambiente de investigação científico multidisciplinar e instalações equipadas com tecnologia de ponta para apoiar a investigação sobre ecossistemas marinhos, saúde humana e ambiental, aquacultura e aplicações biotecnológicas. Localizada no Centro de Portugal, a UC-ACOI assegura o acesso a um vasto leque de ecossistemas costeiros e litorais, nomeadamente o estuário do Mondego e zonas costeiras adjacentes que incluem áreas protegidas ao abrigo das convenções Natura 2000 e Ramsar. O acesso a estes ecossistemas é assegurado por uma embarcação, equipamento técnico e instalações especializadas. Os laboratórios estão disponíveis para tratamento e processamento de amostras de múltiplas origens e as plataformas tecnológicas estão dotadas de equipamento de última geração para análise e caraterização de compostos biológicos com aplicações biotecnológicas. É também disponibilizado o acesso a recursos biológicos que incluem uma coleção única de microalgas e cianobactérias e um biobanco de tecidos de organismos marinhos.
Equipa
Infraestruturas de investigação
EMBRC-PT: EUROPEAN MARINE BIOLOGICAL RESOURCE CENTRE - PORTUGAL
EMBRC.PT é uma infraestrutura de investigação distribuída com nós em Faro, Horta, Porto e Coimbra onde está localizada ACOI. Esta infraestrutura tem como objetivo permitir aos investigadores estudar a biodiversidade aquática no seu habitat, em tanques e em laboratório com as tecnologias mais recentes. É o nó nacional do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) e prevê-se que o aumento previsto da atividade científica potencie o desenvolvimento de tecnologias e produtos com impacto positivo nas economias regional e nacional.
pt-mBRCN/MIRRI-PT: Portuguese microBiological Resources Center Network / Microbial Resource Research Infrastructure – Portugal
Pt-mBRCN é uma rede nacional de coleções de culturas microbianas que abrange diferentes grupos taxonómicos e reune especialistas de diversas áreas. Pt-mBRCN visa uma melhor gestão microbiana dos recursos nacionais e o desenvolvimento da investigação em todas as áreas das Ciências da Vida.