O cérebro é um dos órgãos mais misteriosos do corpo humano. E é à procura de respostas para diversas questões ainda em aberto sobre este enigmático órgão que diversos profissionais dedicam a sua carreira a investigar o cérebro. Mas, afinal, como se investiga o cérebro? E por que motivo é tão importante continuar a estudá-lo? É para dar respostas a estas e a outras questões que surgiu, na Universidade de Coimbra (UC), o projeto Brain Gain – À Descoberta das Neurociências.
Foi no seio do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) que nasceu, em 2020, o projeto Brain Gain – À Descoberta das Neurociências. Esta iniciativa de educação e comunicação de ciência junta estudantes, investigadores e docentes na missão de levar as neurociências a públicos diversos, em particular a estudantes dos ensinos secundário e superior. Ao longo do ano, o projeto integrado por investigadores, docentes e estudantes da Universidade de Coimbra dinamiza diversas atividades para mostrar como é fascinante partir à descoberta do nosso cérebro.
Quando foi criado o Brain Gain e quem o fundou?
O projeto Brain Gain – À Descoberta das Neurociências foi fundado em 2020 por Catarina Seabra, neurocientista e então investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, e por Mariana Laranjo, neurocientista e na altura estudante do programa doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC e do CNC-UC.
Por que motivo foi lançado este projeto?
O Brain Gain surgiu da necessidade de aproximar o conhecimento científico, e quem o produz, da comunidade e de divulgar as neurociências junto de estudantes do ensino secundário e do ensino superior. O projeto pretende promover o acesso aberto à educação científica e dar a conhecer carreiras profissionais e projetos de investigação na área das neurociências desenvolvidos em Portugal e no estrangeiro.
Qual é o objetivo central?
A missão do Brain Gain passa por democratizar o acesso à investigação em neurociências, destacar a investigação de excelência desenvolvida em Portugal, inspirar jovens a seguirem carreiras científicas e desenvolver recursos educativos e acessíveis sobre neurociências.
Quem faz parte da equipa?
O Brain Gain tem uma equipa interdisciplinar e integra profissionais e estudantes de várias faculdades da Universidade de Coimbra e de outras instituições de ensino superior. Atualmente, contamos com a colaboração de docentes, investigadores, estudantes de mestrado e de doutoramento, comunicadores e ilustradores de ciência que integram diversos centros de investigação da UC, nomeadamente o CNC-UC, o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, o Centro de Estudos Interdisciplinares e o Centro de Estudos Sociais.
De referir que o projeto tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurociências, da Organização Internacional de Investigação sobre o Cérebro (International Brain Research Organization), da Sociedade Bioquímica (Biochemical Society) e da Sociedade Europeia de Investigação Clínica (European Society for Clinical Investigation).
Que tipo de atividades são desenvolvidas pelo Brain Gain? A que público se destinam?
O Brain Gain desenvolve atividades de divulgação científica, formação e educação dirigidas, sobretudo, a estudantes dos ensinos secundário e superior. Promovemos, por exemplo, eventos online gratuitos dirigidos a estudantes para dar visibilidade a diferentes percursos profissionais na área das neurociências.
Brain Gain Online
Evento anual, que assinala a Semana Internacional do Cérebro. Reúne profissionais das neurociências e comunicação de ciência, que realizam investigação em Portugal e no exterior, para falar sobre o trabalho que realizam e partilhar experiências sobre o percurso profissional e o planeamento de carreira. Inclui apresentações, debates e dinâmicas interativas com o público. Após o evento, as sessões são disponibilizadas gratuitamente em formato podcast.
The Brain Challenge
Competição de pitch em que estudantes apresentam descobertas científicas que os inspiram, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Neurociências. Os participantes têm acesso a workshops sobre comunicação de ciência, edição de vídeo e criação de figuras para ilustrar o tema para dar apoio ao desenvolvimento das apresentações.
Workshop Internacional em Comunicação de Ciência e Carreiras em Neurociências
Esta atividade centra-se no desenvolvimento de sessões práticas para desenvolver competências de comunicação, design de ilustrações, desenvolvimento de pitch e edição de vídeos.
Livro “Neuro…Quê? Um Guia Sobre Profissões em Neurociências”
Este livro, publicado em formato impresso e digital, apresenta percursos profissionais na área das neurociências e está disponível em versão digital aqui.
Trabalho na área das neurociências. Como posso fazer parte do projeto?
Para fazer parte do Brain Gain, poder contactar a equipa através do endereço de e-mail braingain.neuro@gmail.com, e manifestar interesse em colaborar, explicando como poderá contribuir para o projeto.
Que balanço fazem do impacto desta iniciativa até o momento?
Muito positivo. Já conseguimos envolver mais de 1 200 estudantes dos ensinos secundário e superior nas nossas atividades, assim como mais de 70 cientistas e profissionais de diferentes áreas que participaram em workshops e conversas, oriundos de mais de oito países.
Onde posso acompanhar as atividades e consultar mais informações sobre o Brain Gain?
Pode acompanhar o Brain Gain no website oficial ou no Instagram.
Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCM
Publicado a 20.11.2025