Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina
Uma iniciativa para criar novas ligações entre medicina e apoio social
O Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina (NUVEM) é uma iniciativa criada pela professora Marília Dourado e estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) para criar novas pontes entre o ensino e a prática da medicina e o apoio social, através de ações de voluntariado de companhia e de campanhas de sensibilização e recolha de bens. Em 2025 o projeto ganhou novo impulso e evoluiu para o voluntariado em novas áreas em que as necessidades de apoio social e outras atividades se fazem sentir.
Cuidar, formar, servir e elevar são as quatro ações que norteiam as atividades do Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina, um projeto iniciado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018/2019, que ganhou recentemente um novo impulso. 2025 promete ser um recomeço na história do NUVEM que quer envolver mais estudantes e chegar a cada vez mais pessoas que precisem de apoio.
Quando foi criado o Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina?
O Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina surgiu da necessidade e vontade de ajudar pessoas idosas, cidadãos cada vez mais velhos que vivem muitas vezes em solidão não desejada, a viverem em suas casas, no ambiente que melhor conhecem, e sentem como mais acolhedor. Por outro lado, a diminuta formação dos estudantes da FMUC no que concerne à dimensão humana do cuidado/ato médico, na aquisição e desenvolvimento das chamadas soft skills, despertou a necessidade de, através desta ação, contribuir para a aquisição e/ou reforçar estas competências, centradas na empatia e na compaixão.
Assim, surgiu a ideia de colocar os estudantes em contacto direto com esta realidade, procurando melhorar a qualidade de vida destas populações. E, assim, idealizámos e concretizámos, com aprovação dos órgãos competentes da FMUC o projeto NUVEM, uma estrutura estudantil universitária criada no seio do Centro de Estudos dos Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, de que muito nos orgulhamos.
Por que motivo foi lançado?
Foi criado com base numa dupla missão: por um lado, apoiar cidadãos dependentes, vulneráveis e isolados, em colaboração com outras instituições; e, em paralelo, sublinhar a importância da dimensão humana do ato médico, promovendo a empatia e a compaixão.
Qual é o objetivo central do NUVEM?
O NUVEM centra-se no desenvolvimento de planos de voluntariado em contexto comunitário e de saúde, articulados com formação ética, técnica e relacional. Com base neste desígnio, pretende enriquecer a experiência e o percurso de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FMUC, mostrando a importância da solidariedade e da empatia nos cuidados de saúde e, em simultâneo, apoiar os cidadãos.
Quem pode participar nas ações de voluntariado?
O NUVEM é uma estrutura principalmente destinada a estudantes do MIM, mas procura envolver toda a comunidade académica da FMUC – estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico – através de ações como recolhas de bens e campanhas de sensibilização e de literacia em saúde. Futuramente, pretendemos dinamizar formações específicas destinadas a estudantes de outras faculdades de Universidade de Coimbra, sobretudo aqueles que estão ligados à área da saúde. Todos os anos, abrimos as inscrições para o nosso Banco de Voluntariado, destinado aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina.
Que atividades são dinamizadas pelo NUVEM?
Como ponto central do nosso plano de atividades temos a formação e ação “Voluntariado em Saúde, Cuidado e Comunidade: Formação e Intervenção”, dirigida a estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da FMUC. Para estudantes, fazemos também ações formativas com oradores convidados e outras iniciativas, como, por exemplo, o “Padrinho de uma Nuvem”, que pretende incentivar membros mais antigos do NUVEM a acompanhar novos voluntários.
De forma mais ampla, promovemos também atividades abertas a toda a comunidade da Universidade de Coimbra, como campanhas de sensibilização e recolhas de bens. Marcamos também presença em eventos nacionais e internacionais relacionados com a humanização de cuidados de saúde e o voluntariado, de forma a promover e a impulsionar a investigação nesta área.
Em simultâneo, vamos dinamizando outras atividades, como aconteceu recentemente com a iniciativa “Carta que Salva”, em parceria com a SOS Estudante, em que desafiámos as pessoas a escrever uma mensagem anónima de apoio, encorajamento ou esperança que depois distribuímos pela comunidade.
Colaboramos também com o projeto APROXIMA-TE, cuja entidade promotora é a Câmara Municipal de Coimbra, em colaboração com todas as instituições de ensino superior de Coimbra que ensinam na área da saúde.
Com que entidades colabora o NUVEM?
Estabelecemos e assinámos protocolo de colaboração com diversas entidades da cidade de Coimbra, e não só, como por exemplo a Unidade Local de Saúde de Coimbra, a Cruz Vermelha – Delegação de Coimbra, a Cáritas Diocesana, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra e a Associação Integrar.
Onde posso acompanhar as atividades e consultar mais informações sobre o NUVEM?
Pode acompanhar o Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCM
Publicado a 06.11.2025