Criada em abril de 2012, a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra nasceu com a missão de incentivar estudantes a desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a oratória, através da prática do debate competitivo universitário. Aberta a estudantes de todas as áreas do saber da Universidade de Coimbra (UC), a Sociedade de Debates promove o confronto de ideias num ambiente académico, plural e estimulante, contribuindo para a formação cívica e pessoal dos seus membros.
Quando foi criada a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra? Quem a fundou?
Criada por estudantes da Universidade de Coimbra, a Sociedade de Debates da UC foi fundada no dia 25 de abril de 2012.
Por que motivo foi lançada esta iniciativa?
A Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra foi criada para responder à ausência de uma estrutura organizada de debate competitivo na Universidade de Coimbra, para promover o pensamento crítico, o diálogo informado e a participação cívica de estudantes.
Qual é o seu objetivo central?
O objetivo central da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra é ajudar estudantes a desenvolver competências de argumentação, oratória e análise crítica, formando, assim, alunos mais preparados para os desafios académicos, profissionais e sociais, através da prática regular do debate. Em paralelo, procura também criar o gosto pelo debate, fomentar o espírito crítico e oferecer um espaço alternativo de convívio académico, num contexto extracurricular e interdisciplinar.
Quem faz parte da equipa?
A equipa é composta por estudantes da Universidade de Coimbra, dos três ciclos de estudos – licenciatura e mestrado integrado, mestrado e doutoramento – de várias áreas do conhecimento, unidos pelo interesse no debate, na argumentação e na comunicação.
Como podem os estudantes da UC fazer parte da Sociedade de Debates?
Os estudantes da Universidade de Coimbra podem integrar a Sociedade de Debates tornando-se sócios para participar em sessões de treino, workshops e torneios, independentemente da sua área de formação ou experiência prévia em debate. As inscrições são feitas através deste link.
Que atividades são dinamizadas pela Sociedade de Debates?
Organizamos semanalmente debates-treino presenciais e abertos a todos os estudantes da Universidade de Coimbra. Discutimos nestes debates temas variados, desde questões filosóficas a dilemas da atualidade da sociedade civil, incentivando um aprofundar do conhecimento geral do mundo que nos rodeia. Dinamizamos ainda workshops e outras formações com foco no desenvolvimento de áreas como a oratória, a estruturação de argumentos ou a postura corporal. Anualmente, organizamos dois torneios: o Torneio de Debates da Universidade de Coimbra, exclusivo para estudantes da UC; e o Open de Debates de Coimbra, aberto a estudantes de várias instituições de ensino superior, nacionais e internacionais. Através destas atividades, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver valências importantes, como a comunicação eficaz, o pensamento analítico, o trabalho em equipa e a gestão da pressão, complementando, desta maneira, a sua formação curricular – contribuindo, por exemplo, para reduzir o medo de falar em público.
Como funcionam os debates que organizam?
A Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra adotou como modelo preferencial o British Parliamentary Debate. Neste formato, quatro equipas compostas por duas pessoas confrontam-se num debate, dispondo de quinze minutos de preparação. Os oradores defendem ou opõem-se a uma moção apresentada pela mesa no início do debate, independentemente das suas convicções pessoais. As posições são atribuídas aleatoriamente (1.º Governo, 1.ª Oposição, 2.º Governo e 2.ª Oposição), incentivando os participantes a sair da sua “zona de conforto” e a desenvolver argumentos sólidos, baseados no raciocínio crítico e não na demagogia. Este modelo conjuga elementos de debate político e de encenação parlamentar, com formalismos inspirados no sistema britânico, permitindo que praticamente qualquer tema seja debatido, desde que ambas as posições sejam defensáveis.
Que balanço fazem do impacto desta iniciativa até ao momento?
Desde a sua criação, a Sociedade de Debates tem tido um impacto significativo na comunidade académica, afirmando-se como uma referência nacional no debate universitário. O crescimento do número de sócios, as vitórias em competições nacionais – já vencemos duas edições do Torneio Nacional de Debates Universitários – e a presença constante em torneios internacionais – como o World Universities Debate Championship – demonstram o sucesso da iniciativa na promoção do pensamento crítico. Atualmente, a Sociedade de Debates integra o Conselho Nacional de Debates Universitários.
Em que canais podem ser acompanhadas as atividades da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra?
A Sociedade de Debates pode ser acompanha nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCM
Publicado a 30.12.2025