/ Pelas Mãos de Estudantes

SOS Estudante

Uma linha de apoio emocional dinamizada por estudantes

Criada em 1997, a Linha SOS Estudante presta apoio emocional a qualquer pessoa através de chamadas telefónicas gratuitas e confidenciais. Quando foi criada, esta iniciativa pretendia apoiar estudantes do ensino superior, mas acabou por se abrir a qualquer pessoa. Durante o período letivo, de segunda-feira a domingo, entre as 20h00 e a 01h00, está do outro lado dos números 915246060, 969554545 ou 239484020 alguém que quer escutar com empatia e sem julgamentos.

Há quase três décadas nasceu a Linha SOS Estudante, uma das Secções Culturais da Associação Académica de Coimbra, que se dedica a ser uma embaixadora da saúde mental. É feita por estudantes – são eles que atendem quem quer ser escutado – e, se foi inicialmente criada para estudantes, hoje atende toda a população. Todos os anos letivos, abre as portas a novos voluntários que queiram cumprir a missão de escutar, sem julgamentos, quem tem a coragem de falar.

Quando foi criada a SOS Estudante?

A Linha SOS Estudante nasceu na cidade de Coimbra a 17 de abril de 1997. Um dos seus fundadores foi Paulo David, que até aos dias de hoje se mantém por perto e atento à atividade do projeto que ajudou a fundar.

Por que motivo foi lançada esta iniciativa?

A SOS Estudante surgiu de estudantes para estudantes: na altura surgiu para dar respostas a necessidades de pessoas que estudavam em Coimbra e se sentiam sozinhas.

Qual é o objetivo central?

O objetivo central é disponibilizar um espaço de partilha anónimo e confidencial, através de um serviço telefónico gratuito de apoio emocional e de prevenção do suicídio, ao qual qualquer pessoa pode, hoje em dia, recorrer.

Quem faz parte da equipa?

A equipa é constituída por estudantes universitários do ensino superior de Coimbra, seja qual for a sua área de estudo ou instituição de ensino. Antes de integrar a equipa, todos os voluntários recebem uma formação de 30 horas, de forma a que estejam preparados para realizar atendimento telefónico de todo o teor. Atualmente, a direção é composta por sete membros voluntários, que fazem a gestão interna e externa da SOS Estudante. Todos os outros voluntários estão dedicados ao atendimento de chamadas e são, por isso, voluntários anónimos.

Que tipo de atividades são desenvolvidas pela SOS Estudante? A que público se destinam?

A atividade principal da SOS Estudante centra-se no atendimento de chamadas telefónicas, atividade que decorre todos os dias do ano letivo, apenas com pausa durante o período de férias. Embora este atendimento seja a prioridade, a equipa esforça-se também por participar ativamente na vida cultural da cidade e da academia. Neste âmbito, são organizadas atividades como workshops, palestras, conversas ou exposições com especial foco na saúde mental. Participamos também em eventos, como feiras de voluntariado, Universidade de Verão, Semana de Acolhimento e Integração da Universidade de Coimbra, Festa das Latas e Imposição de Insígnias e Queima das Fitas. No fundo, a missão não se prende unicamente ao acompanhamento via telefone, passa também por dar rosto e voz à saúde mental, quebrando estigmas e sublinhando que falar é um ato de coragem.

Como é que os estudantes podem candidatar-se para fazer parte da equipa da SOS Estudante?

A equipa da SOS Estudante realiza recrutamento de voluntários duas vezes por ano letivo, no ínicio de cada semestre. O perfil de voluntários que se pretende é bastante específico e, por esse motivo, o processo de recrutamento é composto por várias fases, que têm como objetivo analisar o perfil de cada candidato e também para os preparar para o apoio que vão prestar.

Para dar início a este processo, os estudantes devem fazer a inscrição através de um formulário que é disponibilizado nas plataformas da SOS Estudante. Depois desta etapa, é feita uma entrevista de seleção inicial. Depois de selecionados os estudantes, estes frequentam uma formação presencial de 30 horas (em diferentes dias e horários, durante a semana), decorrendo depois a entrevista final de seleção. Depois de selecionados na etapa final, os estudantes passam a integrar a equipa, prestando apoio telefónico, em média durante 15 horas por mês, distribuídas entre turnos e reuniões de voluntários.

Que balanço fazem do impacto desta iniciativa até o momento?

A Linha SOS Estudante completará em 2027 três décadas de existência e o crescimento tem sido notório ao longo dos anos. No ano letivo 2024/2025, a SOS Estudante atendeu 1799 chamadas, registando-se um aumento exponencial face a anos anteriores. Estes números vêm reforçar a importância da existência de uma linha de apoio emocional como esta.

Quais os contactos da SOS Estudante? Em que horários funciona a linha de apoio?

Qualquer pessoa que deseje ser ouvida com empatia e sem julgamentos pode contactar a Linha SOS Estudante de segunda-feira a domingo, entre as 20h00 e a 01h00 (exceto durante as férias escolares), através dos seguintes contactos telefónicos: 915246060, 969554545 ou 239484020. A chamada para qualquer um dos números é gratuita e do outro lado as pessoas encontrarão sempre alguém disposto a escutar.

Em que canais é possível acompanhar mais informações sobre a SOS Estudante?

Podem acompanhar as atividades no website ou nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCM

Publicado a 27.11.2025