Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O que é o Ano Zero?

O Ano Zero é um curso preparatório de estudos pré-universitários, com a duração de 1 ano letivo, que permite a aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários ao ingresso nos cursos de graduação da Universidade de Coimbra (UC).

Existem dois tipos de Ano Zero, que dão acesso a diferentes cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado):

Quem deve fazer o “Ano Zero”?

Estudantes internacionais (sem nacionalidade portuguesa nem de um Estado Membro da União Europeia) com o ensino secundário/ médio efetuado fora de Portugal que:

  • não tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC;
  • tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, mas não tenham obtido a nota mínima de candidatura;
  • tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, há mais de 3 anos;
  • pretendem efetuar transferência para a UC, mas não realizaram um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, aquando do ingresso na sua instituição de origem. As disciplinas concluídas na instituição de origem serão posteriormente creditadas no plano de estudos do curso da UC;
  • tenham o nível intermédio de domínio da língua portuguesa - nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (não aplicável aos candidatos que frequentaram o ensino secundário/médio em língua portuguesa).

Como funciona?

O Ano Zero tem a duração de 1 ano letivo e precede sempre a inscrição num curso de graduação. 

No final desse ano, é garantido o ingresso nos cursos correspondentes de graduação, caso a nota de candidatura à UC, calculada a partir das avaliações do Ano Zero e das avaliações obtidas nos exames de acesso à UC, seja igual ou superior a 120 valores.

Consulte a página do Ano Zero de Ciência e Tecnologia e do Ano Zero de Ciências Sociais e Humanidades para mais detalhes.

Como faço a minha candidatura?

A candidatura (inscrição no processo seletivo) é feita online através da plataforma InforEstudante da UC.

Saiba mais aqui.