Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O que é o Ano Zero?

O Ano Zero é um curso preparatório de estudos pré-universitários, com a duração de 1 ano letivo, que permite a aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários à candidatura aos cursos de graduação da Universidade de Coimbra (UC).

Existem dois tipos de Ano Zero, que dão acesso à candidatura a diferentes cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado):

Quem pode fazer o “Ano Zero”?

Candidatos internacionais com ensino secundário/médio ou equivalente (candidatos sem nacionalidade portuguesa nem nacionalidade de um estado membro que não sejam familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado-Membro da União Europeia) que:

  • não tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, no âmbito do Concurso Especial para Estudantes Internacionais;
  • tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, mas não tenham obtido a nota mínima de candidatura;
  • tenham o nível intermédio de domínio da língua portuguesa - nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (não aplicável aos candidatos que frequentaram o ensino secundário/médio em língua portuguesa). Os candidatos ao curso de mestrado integrado em medicina dentária devem ter o nível B2.

Como funciona?

O Ano Zero tem a duração de 1 ano letivo e precede sempre a candidatura a um curso de graduação. 

No final desse ano, os estudantes interessados podem candidatar-se aos cursos correspondentes de graduação, caso a nota de candidatura à UC, calculada a partir das avaliações do Ano Zero e das avaliações obtidas nos exames de acesso à UC, seja igual ou superior à nota requerida para ingresso nesse curso.

A nota mínima de ingresso é 120 valores, exceto para os mestrados integrados em Medicina Dentária (140 valores) e Engenharia Química (130 valores).

Consulte a página do Ano Zero de Ciência e Tecnologia e do Ano Zero de Ciências Sociais e Humanidades para mais detalhes.

Como faço a minha candidatura?

A candidatura (inscrição no processo seletivo) é feita online através da plataforma InforEstudante da UC.

Saiba mais aqui.