O que é o Ano Zero?
O Ano Zero é um curso preparatório de estudos pré-universitários, com a duração de 1 ano letivo, que permite a aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários à candidatura aos cursos de graduação da Universidade de Coimbra (UC).
Existem dois tipos de Ano Zero, que dão acesso à candidatura a diferentes cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado):
Quem pode fazer o “Ano Zero”?
Candidatos internacionais com ensino secundário/médio ou equivalente (candidatos sem nacionalidade portuguesa nem nacionalidade de um estado membro que não sejam familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado-Membro da União Europeia) que:
- não tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, no âmbito do Concurso Especial para Estudantes Internacionais;
- tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior reconhecido pela UC, mas não tenham obtido a nota mínima de candidatura;
- tenham o nível intermédio de domínio da língua portuguesa - nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (não aplicável aos candidatos que frequentaram o ensino secundário/médio em língua portuguesa). Os candidatos ao curso de mestrado integrado em medicina dentária devem ter o nível B2.
Como funciona?
O Ano Zero tem a duração de 1 ano letivo e precede sempre a candidatura a um curso de graduação.
No final desse ano, os estudantes interessados podem candidatar-se aos cursos correspondentes de graduação, caso a nota de candidatura à UC, calculada a partir das avaliações do Ano Zero e das avaliações obtidas nos exames de acesso à UC, seja igual ou superior à nota requerida para ingresso nesse curso.
A nota mínima de ingresso é 120 valores, exceto para os mestrados integrados em Medicina Dentária (140 valores) e Engenharia Química (130 valores).
Consulte a página do Ano Zero de Ciência e Tecnologia e do Ano Zero de Ciências Sociais e Humanidades para mais detalhes.
Como faço a minha candidatura?
A candidatura (inscrição no processo seletivo) é feita online através da plataforma InforEstudante da UC.