Iniciativas Passadas
A Universidade de Coimbra (UC) posicionou-se para assumir um papel central na dinamização de colaborações entre Portugal e a Região Administrativa Especial de Macau na área das Indústrias Culturais e Criativas, com enfoque particular na articulação entre Património, Criatividade e Tecnologia.
Foi neste âmbito que a UC desenvolveu o projeto “Plataforma de Colaboração para as Indústrias Culturais e Criativas Portugal-RAEM” com o objetivo principal de potenciar oportunidades interessantes de colaboração em Macau e na China, com uma especificidade ancorada na cidade e na região dificilmente reprodutível dentro ou fora do país.
O projeto foi implementado no ano de 2014 conjuntamente com o programa Inov C, sediado na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da UC.
Algumas atividades desenvolvidas e notícias de interesse:
- outubro 2014: Missão Internacional do Inov C a Macau
- janeiro 2015: Participação de mestrandos de Arquitetura da UC no workshop WATERLINK em Macau

Cada vez mais estudantes e instituições de países do Oriente vêem na Universidade de Coimbra o destino preferencial para o contacto com o universo lusófono na sua diversidade multicultural, social e económica. E aqui também encontram uma porta privilegiada de entrada para a Europa e para um vasto mundo de oportunidades formativas e de investigação.
Ao mesmo tempo, muitos foram os estudantes de Coimbra que escolheram a China, e particularmente Macau, como destino para o desenvolvimento da sua carreira profissional e pessoal.
A Universidade de Coimbra apoia a Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Coimbra em Macau (China), inaugurada no dia 13 de Janeiro de 2014, esperando manter e reforçar todos estes laços com quem teve na UC, por razões diversas e trajetórias diferentes, um momento importante do seu percurso individual e sabemos ter sido tocado pela experiência única de uma universidade que durante séculos juntou o que de outro modo permaneceria separado.
Pode consultar informações sobre as Associações de Antigos Estudantes da UC na Rede Alumni UC.

A Universidade de Coimbra teve um papel importante no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China e centralizou muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do século XVI.
O título desta exposição inspirou-se nos versos da Estrofe 77 do Canto V de Os Lusíadas. Segundo Camões, Vasco da Gama foi informado, na costa oriental de África, da existência de uma “terra onde havia/Gente assi como nós, da cor do dia.” que pode ter sido a primeira notícia que os portugueses tiveram dos chineses, em abril de 1498.
DO SUL AO SOL apresenta alguns dos mais significativos traços materiais que testemunham a história de 500 anos de relações entre Portugal e a China. Da exposição original com três núcleos temáticos – Encontro, Ciência e Cultura – os dois últimos estão patentes no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
O Catálogo da Exposição encontra-se à venda na Imprensa da Universidade de Coimbra.

Em janeiro de 2014, a Universidade de Coimbra editou o número 39 da sua Revista Rua Larga, desta vez inteiramente dedicado à longa relação que esta instituição mantém com o Oriente.
A edição digital da revista (PDF) encontra-se disponível gratuitamente.
