No dia 25 de março de 2025, a Universidade de Coimbra (UC) promove um colóquio sobre “D. João VI e o Bicentenário do Reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal pelo Tratado de 1825”.

O colóquio, organizado pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC), terá lugar a partir das 15h15 no Auditório do Colégio da Trindade, e incluirá a exposição de uma pintura a óleo de D. João VI.

O evento, de entrada livre, contará com intervenções do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva; do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; do Diretor da Academia Sino-Lusófona e Professor Decano da Faculdade de Direito da UC, Rui de Figueiredo Marcos; e do Professor da Faculdade de Direito da UC, Ibsen Noronha.

D. João VI é o arquiteto político-institucional do estado brasileiro nascente. Reproduziu as estruturas da administração pública metropolitana na corte do Rio de Janeiro. Daí, que a iniciativa levada a cabo pela UC associe o nome de D. João VI ao reconhecimento jurídico-diplomático da independência do Brasil por parte de Portugal através do Tratado de Paz e Aliança de 1825, do qual foram mentores D. João VI e o Imperador D. Pedro.