Depois de uma primeira edição em 2024, a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), promovem a realização da 2.ª edição das Jornadas Municipais Lusófonas, no dia 23 de junho de 2025, na Sala de Seminários 1.01 do Colégio da Trindade.
A sessão de abertura contará com intervenções de João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC; Fernanda Paula Oliveira, Coordenadora Principal das Jornadas; José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Jorge Veloso, Presidente da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias; Leida dos Santos, Presidente do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV); Isílio Coelho, Embaixador da CPLP; Artur Silva, Embaixador da Guiné-Bissau; Marcelino Félix, Conselheiro da Embaixada de Angola; Clara Almeida Santos, Cônsul Honorária de Cabo Verde; e José Manuel Pavão, Cônsul Honorário da Guiné-Bissau.
O programa das Jornadas inclui três painéis temáticos com participação de representantes de vários países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Em debate vão estar tópicos como “A Governação Autárquica”, “O Direito Eleitoral Municipal: das regras aplicáveis à participação e eleição de não-nacionais aos debates sobre a sua modernização” e “Temas Atuais de Direito Urbanístico Municipal nos Países Lusófonos”.
As Jornadas poderão ser seguidas presencialmente ou através do Zoom.
Transmissão Zoom
Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92270711586?pwd=cZRHTNmd2td82RvGWhh8xUeDPFbeDh.1
ID da reunião: 922 7071 1586
Senha: 20250623