A Bio-Reserva da Senhora da Alegria é um local muito particular do ponto de vista geológico, fato este que contribui para a biodiversidade aí existente. A sua redescoberta tem contribuindo para revelar e prereservar história cultural desta Bio-Reserva.
É hoje um núcleo florestal muito bem estabelecido e que alberga uma vasta panóplia de espécies da fauna e flora do território português, algumas endémicas e com estatuto de conservação preocupante. A Bio-Reserva, e a sua envolvente, não são apenas agraciadas pelo seu riquíssimo património natural mas usufruem também de um vasto património cultural. Este espaço, tendo sido palco de ocupação pelas mais variadas comunidades que estiveram na Península Ibérica, mantém até hoje vivas algumas das práticas deixadas por eles. Apesar desta vontade de preservar as memórias existentes, algumas delas foram ficando esquecidas e a sua redescoberta tem-se revelado importantíssima para compreender a evolução dinâmica da paisagem ao longo dos séculos, contribuindo para que a Milvoz preencha alguns dos espaços “vazios” da história cultural desta Bio-Reserva.
Palestrante: Doutora Margarida Portela
Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, com especialização em Materiais Pétreos, tem o Doutoramento em História da Arte pela Universidade do Porto, na vertente de Património Industrial. É atualmente aluna de Doutoramento em Geografia Física no Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, com um projeto na área das dinâmicas ecológicas da paisagem, recuperação de habitats naturais e microrreservas. É Investigadora e membro colaborador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e da ONGA Milvoz.
Palestrante: Mestre Pedro Gomes
Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra, tem o Mestrado em Gestão Ambiental pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Atualmente é aluno de Doutoramento em Biociências, com especialização em Ecologia, no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, e Investigador no Instituto Politécnico de Coimbra no tema das espécies invasoras. É co-fundador e Presidente da Direção da ONGA Milvoz. As áreas onde tem atuado centram-se na promoção da biodiversidade, proteção de habitats naturais e de espécies vulneráveis da região centro.
 
                         
                    