Esta comunicação consistirá num percurso cronológico através dos momentos mais relevantes da receção e produção das imagens fotográficas em Coimbra, desde a tomada de conhecimento da sua invenção, descoberta e aplicação até à transição para o séc. XX.
Serão identificadas, as várias técnicas utilizadas, os fotógrafos que as produziram e a respetiva datação, com recurso a transformações físicas de Coimbra documentadas pela fotografia e verificadas pela investigação. Com recurso ao retrato fotográfico serão visualizados alguns dos personagens mais relevantes de Coimbra, tanto na vida académica, como na vida da cidade, com destaque para os fotógrafos em atividade, os estudantes, os lentes da Universidade, e os tipos populares. Uma outra vertente será a da identificação das reportagens fotográficas de Coimbra que circularam à escala global, nomeadamente na participação nas Exposições Universais ou no comércio de vistas estereoscópicas.
Palestrante: Dr. Alexandre Ramires
Professor aposentado de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária de Infanta Dona Maria em Coimbra. Lecionou as cadeiras “História da Fotografia” e “Géneros Fotográficos” da Licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dirigiu a Imagoteca Municipal de Coimbra. Foi coordenador do Arquivo de Fotografia do Porto do Centro Português de Fotografia. Concebeu e executou, entre outras, as exposições: “Memória das Oposições”, sobre a atividade das oposições ao Estado Novo; “Há horas que são de todos” e “25 por 25 | Em Abril, um Quartel Depois”, sobre o 25 de Abril de 1974 em Coimbra”; “Revelar Coimbra” e “Passado ao Espelho”, sobre os primórdios da fotografia em Coimbra; “Ver a República”, sobre a relação da Universidade de Coimbra com a implantação de República em Portugal. Desenvolve investigação sobre a História da Fotografia em Portugal e especialmente em Coimbra, área em que tem sido autor de várias comunicações e publicações, entre as quais o livro “ Voyage of the Daguerreotype” sobre a viagem à volta do mundo, de que resultou a concretização do primeiro ensaio de daguerreótipo feito em Portugal.