Digitalizar para Divulgar e Preservar o Conhecimento


Este projeto, teve início em 2006, apresentou por objetivos:

  • Digitalização de registos paroquiais e sua disponibilização on-line.
  • O processo de digitalização de livros paroquias manuscritos (aprox. 13 500 livros) com registos de batismo, casamento e óbitos, distribuídos da seguinte maneira: 19.050 metros de microfilme (35mm) e 75 metros lineares de livros.
  • Aquisição de equipamento informático que permitisse, a posteriori, a digitalização e divulgação dos demais acervos do AUC.
  • Aquisição e implementação da aplicação de Descrição Arquivística DIGITARQ.

Através de um protocolo realizado entre a Universidade de Coimbra e o Arquivo Distrital do Porto, foi cedida ao Arquivo da Universidade de Coimbra a aplicação de Descrição Arquivística DIGITARQ, que permite descrever os fundos segundo as normas ISAD(G) e ISAAR (CPF) e associar a essa descrição as imagens provenientes do processo de digitalização. Entre outras funcionalidades, esta aplicação permite:

  1. Acesso à descrição arquivística dos documentos com base nas normas ISAD(G) e ISAAR (CPF);
  2. Acesso às imagens dos documentos digitalizados;
  3. Acesso à informação através de ferramentas de pesquisa básica e avançada.
  • Nova página web do Arquivo da Universidade.

Criação de um site web dinâmico com um interface versátil e intuitivo que, para além da informação institucional, permitisse a divulgação de múltiplos conteúdos, nomeadamente registos paroquiais e notariais.

O projeto contou com a colaboração do Assessor Principal Júlio Ramos e da Técnica Superior Gracinda Guedes. A coordenação informática esteve a cargo da Eng. Gina Costa.


Apoios

POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento


Colaboração

Arquivo Distrital do Porto