Joanina Digital
No dia 3 de outubro de 2025, a Universidade de Coimbra (UC) apresentou a Joanina Digital, na plataforma UC Digitalis, disponibilizando online o acervo desta emblemática biblioteca, nomeadamente os resultados do projeto-piloto – com destaque para a coleção digital dedicada ao Médio Oriente (um recurso precioso para a investigação sobre a presença dos portugueses no Golfo e Península Arábica).
O projeto global, iniciado em fevereiro de 2024, visa a digitalização e disponibilização online, até 2030, dos cerca de 30 mil volumes do Piso Nobre da Biblioteca Joanina, compreendendo um novo arquivo composto por cerca de 20 milhões de imagens.
Testemunhos
«Este projeto de digitalização de cerca de 30.000 volumes do Piso Nobre da Joanina vai muito além da simples transposição do papel para o digital. Representa um esforço programático de valorização de um acervo único, intervindo na recuperação de exemplares que careçam de conservação e restauro. A Joanina Digital constitui também uma oportunidade para projetar, no universo digital, uma das mais belas bibliotecas do mundo, estimulando soluções técnicas inovadoras e investigação de ponta, como é próprio de uma Universidade de prestígio.
Preservar o legado do passado, responder a desafios do presente e preparar o futuro faz parte da nossa missão. Que a Universidade de Coimbra desenvolva este projeto em conjunto com a Sharjah Book Authority é expressivo do valor da cooperação internacional e da missão partilhada de promover cultura, ciência e conhecimento.»
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra
«A Biblioteca Joanina transporta a memória de séculos. As suas paredes e livros falam do esforço humano, de mentes que procuraram o conhecimento e a sabedoria. Preservar estas obras não é apenas uma tarefa para guardar o passado... é um dever para com o futuro. O conhecimento deve viajar para além da biblioteca para chegar àqueles que vão construir, guiar e renovar as nações. Quando a mente é alimentada pelo conhecimento, as sociedades fortalecem-se e as civilizações perduram.
O apoio de Sharjah a este projeto reflete uma crença que tenho há muito tempo: o desenvolvimento humano precede todas as instituições e a cultura é a base sobre a qual se erguem nações e civilizações. A Joanina Digital abre uma ponte entre a Europa e o mundo árabe, ligando gerações de académicos, investigadores e estudantes a um conhecimento raro que informa o presente e constrói o futuro. Através da colaboração, do planeamento e da administração cuidadosa do património, garantimos que o legado do conhecimento continua a guiar a nossa civilização global.»
Sua Alteza o Xeque Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, Membro do Conselho Supremo e Emir de Sharjah
«O que significa digitalizar uma biblioteca de livro antigo como a Biblioteca Joanina? O ato de digitalizar deve ser visto como um desafio que oferece oportunidades de inovação a nível da infraestrutura digital a desenvolver, a nível da descrição bibliográfica da coleção e a nível da comunicação com os leitores e com a sociedade em geral. A digitalização de um livro é uma operação crítica que nos permite ver um livro em segundo grau, isto é, vê-lo como um dispositivo de produção e de organização de uma visão do mundo. Se passarmos da microescala de um só livro para a macroescala de uma biblioteca, podemos dizer que a digitalização de uma coleção inteira nos permite observar a própria biblioteca enquanto sistema de informação, com uma história e uma estrutura particular.
A Joanina Digital permitir-nos-á analisar criticamente o conteúdo dos livros (os seus textos e as suas imagens), mas também as suas estruturas de auto-organização e o próprio processo que, ao longo de três séculos, resultou na constituição da coleção. Digitalizar torna possível reativar o património bibliográfico como objeto de leitura e releitura mais do que como objeto de veneração e culto. Os livros antigos e a biblioteca tornam-se testemunhos de si próprios: autodocumentam representações e discursos sobre o mundo. Para além de novas possibilidades de análise de obras individuais, a digitalização agregada de uma coleção permite imaginar inúmeras novas perguntas com o apoio de metodologias computacionais.»
Manuel Portela, Diretor BGUC
Contexto
- Projeto: digitalização e disponibilização, em acesso aberto, de conjunto representativo do acervo do Piso Nobre da Biblioteca Joanina (sécs. XV–XVIII), com integração na rede Europeana, adoção de princípios de ciência aberta e interoperabilidade.
- Objetivos: preservação, acesso global, novas metodologias de leitura, pesquisa e análise, criação de recurso para investigação multi e interdisciplinar.
- Parceria: Universidade de Coimbra e Sharjah Book Authority (alto patrocínio de S.A. o Xeque Doutor Sultan bin Muhammad Al-Qasimi).
Informação-chave
- Escala e acesso: digitalização do Piso Nobre (≈ 30 mil volumes) em acesso aberto (imagens fac-similadas e texto pesquisável).
- Piloto: ~160 mil páginas; 300 obras tratadas; 3.343 volumes catalogados.
- Arquivo patrimonial: estimativa de ~20 milhões de páginas quando concluído.
- Interoperabilidade: integração no sistema de gestão bibliográfica UC e rede Europeana.
- Conservação: menor manuseamento; intervenções de restauro, conservação e acondicionamento.
- Novas leituras: investigação em grande escala, através do recurso a IA e mineração de dados, desenho de ferramentas colaborativas de leitura e revisão, mediação e dinamização de ações de disseminação.
- Calendário: início em 2024; resultados do piloto online em 2025; conclusão em 2030.
FAQ
- Como aceder? Através da página da Biblioteca plataforma UC Digitalis (Joanina Digital) e, progressivamente, através do portal Europeana.
- Quando estarão disponíveis mais obras? Publicação contínua a partir de 2026, à medida que forem validadas.
- Há custos? Não; o acesso é livre e gratuito.
- Posso reproduzir imagens? Consultar licenças; uso editorial com crédito obrigatório.
- O que é a coleção “Sultan bin Muhammad Al-Qasimi”? Coleção em destaque, dedicada ao Médio Oriente.
- Como a digitalização protege o acervo? Reduz o manuseamento e viabiliza ações de restauro e conservação.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
Exposição «Joanina Digital - Para além do ecrã»
A exposição «Joanina Digital - Para além do ecrã», em permanência no Piso Intermédio da Biblioteca Joanina, até ao dia 31 de dezembro de 2025, dá a ver exemplos de obras representativas em processo de digitalização, convocando temas fundamentais para o tratamento técnico e estudo deste acervo, como o da proveniência ou a materialidade própria de cada exemplar.
Destaques







