Projeto
Explorando novos materiais de base biológica e as suas aplicações na conservação e restauro com uma nova equipa interdisciplinar
O BIOBASED2UC está a criar uma nova linha de investigação na Universidade de Coimbra centrada nas nanoceluloses, materiais sustentáveis e de alto desempenho derivados de plantas e bactérias. Estes materiais estão a ser desenvolvidos e testados para utilização na conservação e restauro de objetos históricos de base celulósica, com especial enfoque em documentos em papel.
A investigação assenta em dois vetores principais:
-
Desenvolvimento de materiais de base biológica - com ênfase em nanoceluloses como nanofibrilas de celulose, nanocristais de celulose e celulose bacteriana.
-
Aplicação destes materiais - em métodos inovadores e sustentáveis para a preservação e restauro do património cultural em papel.
Uma nova equipa interdisciplinar será formada sob a liderança do titular da ERA Chair, Professor Naceur Belgacem, com o apoio de investigadores internos da UC e de um conselho consultivo internacional. O objetivo desta equipa é estabelecer um grupo de investigação permanente nesta área, garantindo que o impacto do projeto se estenda muito além da sua duração.
Para além de desenvolver novos produtos e metodologias, o BIOBASED2UC pretende:
-
Reforçar o capital humano na UC, formando investigadores e técnicos em materiais e técnicas avançadas de conservação.
-
Impulsionar a excelência da investigação através de publicações em revistas de alto impacto e da obtenção de financiamento competitivo.
-
Aumentar a visibilidade internacional ao criar pontes entre disciplinas no Espaço Europeu de Investigação.
-
Construir uma rede nacional de conservadores de papel portugueses em museus, arquivos e bibliotecas, introduzindo abordagens sustentáveis de preservação.