/ Projeto

Equipa

Titular ERA Chair

Mohamed Naceur Belgacem

O Professor Belgacem obteve o diploma de Engenheiro em Ciências da Madeira na Academia Florestal de São Petersburgo (Rússia), em 1986. Seguidamente, concluiu o doutoramento em Engenharia e Ciência de Materiais no Instituto Politécnico de Grenoble, França, em 1991. Realizou formação pós-doutoral durante dois anos na Escola Politécnica de Montreal (Canadá), na área dos fenómenos de superfície e interface em compósitos à base de celulose. Posteriormente, mudou-se para a Universidade da Beira Interior, em Portugal, onde permaneceu durante três anos (1997 a 2000) como professor associado. Em 2000, foi nomeado professor catedrático no Instituto Politécnico de Grenoble, França.

Publicou mais de 350 artigos científicos, incluindo 3 livros, com cerca de 20 000 citações (h-index ~75). Foi um dos três editores-chefes da revista Industrial Crops and Products (ISSN: 0926-6690; http://ees.elsevier.com/indcro/), da Elsevier, entre 2007 e 2020.

O Professor Belgacem recebeu as Palmas Académicas na categoria de Cavaleiro em janeiro de 2013. Em 2018, foi nomeado melhor químico de França (membro sénior da IUF) e recebeu um prémio presidencial como melhor investigador tunisino no estrangeiro. Desde 2020 até à atualidade, é citado no ranking da Universidade de Stanford (dos 2% melhores cientistas do mundo).

Coordenador do Projeto e Investigador Principal

José António Ferreira Gamelas

José Gamelas concluiu o doutoramento em Química em 2000. Possui formação em Química Analítica e Inorgânica (área do seu doutoramento), mas, mais recentemente, tem-se dedicado a temas de Química Física e de materiais de base biológica. Nos últimos anos, desenvolveu trabalho em áreas como: novos cargas modificadas para fabrico de papel; produção, caracterização e aplicações de nanofibrilas de celulose; cationização e anionização de materiais celulósicos e lignocelulósicos; compósitos de nanofibrilas de celulose com cargas minerais; e caracterização das propriedades de superfície de biomateriais e cargas minerais por cromatografia gasosa inversa.

Foi coordenador principal de vários projetos, nomeadamente dos projetos da FCT “Nova geração de filmes compósitos de nanofibrilas de celulose com partículas minerais como materiais de elevada resistência e com propriedades de barreira a gases” e “Filmes de nanocelulose para a reparação de documentos antigos contendo tinta ferrogálica”.

Foi incluído na lista dos “World's Top 2% scientists” da Scopus nos anos de 2021, 2022 e 2023. Recebeu vários prémios e possui duas patentes nacionais concedidas (em áreas distintas). Para além da Ciência, tem também interesse pelas artes e humanidades, e aprecia a prática desportiva.

Equipa de Apoio Institucional

Maria da Graça Carvalho

Department of Chemical Engineering of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra

Professora Associada

Maria da Graça Carvalho é Professora Associada no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra. Obteve o doutoramento em Engenharia Química em 1999, na área de Ciência e Tecnologia da Celulose. É investigadora sobretudo nas áreas de caracterização química de materiais lenhocelulósicos/biomassa; valorização de resíduos agroindustriais e florestais; biorrefinaria; processos de separação de componentes da biomassa; conversão de hidratos de carbono em etanol; e transformação de fibras em nanocelulose. Publicou cerca de 70 artigos científicos (h-index – 21, Scopus). Principais projetos em que participou: NANOCELIRONGAL – Filmes de nanocelulose para a reparação de documentos antigos contendo tinta ferrogálica, 2022.01621.PTDC (2023-2025); InPaCTus – Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto, POCI-01-0247-FEDER-021874 (2018-2022); Estratégias multifuncionais para a valorização de subprodutos agroflorestais e da pesca de largo espetro: um passo em frente para uma biorrefinaria verdadeiramente integrada, POCI-01-0145-FEDER-016403 (2017-2019); BIIPP 11552 – Biorrefinaria Integrada na Indústria de Pasta e Papel, financiado pelo QREN em consórcio (Soporcel, RAIZ, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto) (2010-2012).

Paulo Jorge Tavares Ferreira

Department of Chemical Engineering of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra

Professor Associado com Agregação

Paulo Jorge Tavares Ferreira licenciou-se em Engenharia Química em 1987 pela Universidade de Coimbra – Departamento de Engenharia Química, concluiu o doutoramento em Engenharia Química em 2000 e obteve o grau de Agregação em Engenharia Química em 2019, na Universidade de Coimbra. É Professor Associado com Agregação na Universidade de Coimbra – Departamento de Engenharia Química e Investigador Integrado no Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES). Publicou 105 artigos em revistas científicas indexadas no SCI e realizou cerca de 160 apresentações em conferências (h-index = 31). Supervisionou 8 estudantes de doutoramento e mais de 50 dissertações de mestrado, tendo participado em 20 projetos financiados, sendo investigador principal em 8 deles. É coautor de 4 patentes e 4 pedidos provisórios de patente. Participou em várias Ações COST e redes internacionais de investigação, principalmente no espaço ibero-americano (e.g., RIADICYP). É membro da Comissão Técnica de Nanotecnologia do Instituto Português da Qualidade e auditor do Instituto Português de Acreditação. Desde 2010, é vice-presidente da Tecnicelpa (Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Pasta e Papel).

Margarida Maria João Quina

Department of Chemical Engineering of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra

Professora Associada com Agregação

Margarida João Quina é Professora Associada com Agregação na Universidade de Coimbra. Obteve a licenciatura em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra em 1992; o grau de Mestre em Ciências da Engenharia, com especialização em Engenharia Industrial, em 1997; o doutoramento em Engenharia Química, com especialização em Reatores Químicos, em 2006; e o grau de Agregação em 2021. Desde 2022, exerce o cargo de Diretora do CERES, Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade. Desde 1993, leciona uma ampla variedade de unidades curriculares nos cursos de Engenharia Química e Engenharia do Ambiente. Nos últimos anos, a sua atividade letiva tem-se centrado sobretudo em temas relacionados com Sustentabilidade, Economia Circular, Tratamento de Efluentes e Tecnologias de Proteção Ambiental. Os seus principais interesses científicos incidem na sustentabilidade ambiental, nomeadamente através da valorização de resíduos e águas residuais para a produção de produtos de valor acrescentado e energia, alinhando-se com estratégias de economia circular e de biorrefinaria. Participou e coordenou mais de 40 projetos de investigação nacionais e internacionais. Até à data, publicou mais de 125 artigos científicos, incluindo 1 livro, 20 capítulos de livros, 1 patente e conta com mais de 4200 citações (Scopus ID: 23135614100; h-index: 34).

Delfim Ferreira Leão

University of Coimbra

Vice-Rector for Communication, Culture and Open Science

Delfim Leão é Professor Catedrático no Instituto de Estudos Clássicos e investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Publicou mais de 200 trabalhos académicos que abrangem áreas como o direito grego antigo, teoria política, romance antigo e pragmática teatral, aliando a estes temas um forte envolvimento nas humanidades digitais e na Ciência Aberta. Entre as suas obras publicadas destacam-se: D. F. Leão & P. J. Rhodes, The Laws of Solon. A new Edition, with Introduction, Translation and Commentary (Londres, I. B. Tauris, 2015); D. F. Leão & O. Guerrier (eds.), Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019); D. F. Leão & L. R. Lanzillotta, A Man of Many Interests: Plutarch on Religion, Myth, and Magic (Leiden - Boston, Brill, 2019); D. F. Leão & B. Sebastiani (eds.), Crises (Staseis) and Changes (Metabolai): Athenian Democracy in the Making (Florença, Firenze University Press, 2022). Entre outras funções, é atualmente Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra e membro da Assembleia Executiva da OPERAS (infraestrutura ESFRI), participando em projetos europeus como OPERAS-P, TRIPLE, OPERAS-PLUS, PALOMERA, ATRIUM, LUMEN. Lidera a equipa responsável pelo desenvolvimento da plataforma colaborativa de tradução Mondaecus. Em conjunto com Lautaro R. Lanzillotta, é editor da coleção Brill’s Plutarch Studies. Em 2023, tornou-se o primeiro investigador português a ser nomeado para o Centre National de la Recherche Scientifique - Sciences Humaines & Sociales (CNRS - Paris), para o mandato 2023-2028.

Conselho Consultivo Internacional

Antje Potthast

University of Natural Resources and Life Sciences, Viena, Austria

Professora Catedrática
Camila Alves de Rezende

State University of Campinas, Campinas, Brazil

Professora Associada
Julien Bras

Grenoble Institute of Technology, Grenoble, France

Professor Catedrático
Lars Berglund

KTH Royal Institute of Technology, Stockholm, Sweden

Professor Catedrático
Laura Volkel

Duchess Anna Amalia Library, Weimar, Germany

Conservadora Sénior
Nuria Gómez

Department of Forest Products at Institute of Forestry Sciences, Madrid, Spain

Investigadora com Nomeação Definitiva

Equipa ERA Chair

Ângelo Sacras

Department of Chemical Engineering of the University of Coimbra

Assistente de Investigação
Mário David Sequeira

Department of Chemical Engineering of the University of Coimbra

Administrative and Communications Officer
Sandra Magina

Department of Chemical Engineering of the University of Coimbra

Investigadora Auxiliar