O seminário decorrerá em Lagoa (Algarve), entre os dias 21 e 22 de Novembro, e pretende promover o debate em torno da arquitetura conventual feminina.

O seminário internacional “Novos olhares sobre a arquitetura e o património conventual feminino” irá reunir em Lagoa (Algarve) um grupo diversificado de investigadores e investigadoras para discutirem as mais recentes abordagens ao estudo da arquitetura conventual feminina. Pretende-se abordar e explorar o conhecimento sobre novos usos e significados desta arquitetura ao longo do tempo, antes e depois da ocupação pelas comunidades religiosas, assim como os desafios atuais que se colocam à musealização e gestão deste vasto património.

Este evento é composto por três sessões temáticas e uma visita ao edifício do antigo Convento de São José de Lagoa (atual Centro Cultural):
- Sessão 1. Entre muros sagrados: novas interpretações sobre a história, a arquitetura e o urbanismo conventual feminino
- Sessão 2. Edifícios com memória: as outras histórias, significados e usos da arquitetura conventual
- Sessão 3. Património no plural: os desafios atuais da musealização e da gestão colaborativa do património conventual
- Sessão 4. Visita coletiva polifónica e partilha de memórias para a (re)construção coletiva da história do Convento de São José, com a presença da equipa de investigação do projeto CONVENTUS e da comunidade local.

O seminário decorre no âmbito do projeto CONVENTUS “Novos olhares sobre o edifício do antigo Convento de São José de Lagoa”, tendo como co-investigadora responsável Catarina Almeida Marado, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CEAACP-UAlg, que se associou como entidade parceira.

A participação no seminário é gratuita, mas a inscrição é obrigatória (através deste link).

Mais informações sobre o evento disponíveis aqui.