Este projeto corresponde a uma nova etapa do estudo do recinto murado da Pré-história Recente de Castanheiro do Vento. O seu estudo foi iniciado em 1998, em articulação com o trabalho desenvolvido nos sítios pré-históricos de murado de Castelo Velho de Freixo de Numão e o Prazo. No seu conjunto, estas três estações permitiram começar a esboçar uma sequência regional que contribuiu para o conhecimento da dinâmica de ocupação do espaço desta zona do Alto Douro entre o Epipaleolítico e a Idade do Bronze.
Passado 19 anos do início dos trabalhos, Castanheiro do Vento continua a ser uma estação que encerra um elevado potencial científico para a compreensão do papel destes recintos no âmbito das dinâmicas sociais, económicas e identitárias da Pré-história europeia.
A par da relevância científica, Castanheiro do Vento constituiu-se também um importante recurso patrimonial regional. As escavações acolheram pontualmente residências artísticas, que documentaram o processo de trabalho e contribuíram para inserção dos vestígios arqueológicos em discursos paralelos à lógica científica e de gestão patrimonial que conforma este projeto.