O CEAACP
História
Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto, o então designado CEAUCP (Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto), estava sedeado na Universidade de Coimbra e teve como primeiro Director o Professor Jorge de Alarcão.
Em 2007, o Campo Arqueológico de Mértola e um Grupo de investigação em Artes associaram-se à Unidade de Investigação, diversificando as suas áreas de atuação e alterando a organização interna.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
A geografia da Unidade ampliou-se em 2013, juntando-se aos polos de Coimbra e Mértola, um polo da Universidade do Algarve.
Investigadores da Escola de Belas Artes do Porto, da Universidade Aberta, do Instituto politécnico de Viseu, e de Instituições públicas e privadas ligadas ao património fortalecem os grupos de investigação. Ajustando o nome aos conteúdos de investigação, desde 2013 que, oficialmente, o nome da Unidade é Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP).
Fortemente empenhado na investigação no domínio das Ciências Sociais e Humanas, os seus investigadores interessam-se preferencialmente pelas áreas disciplinares das Arqueologias, das Artes, da Arqueogeografia, da Arquiteturas Vernáculas do Património e das Novas Tecnologias ligadas ao registo, estudo e divulgação do Património em geral e do Património Mundial em todas as áreas disciplinares que com estas interajam no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado, a herança cultural, a memória, as expressões artísticas e o património, bem como com as suas manifestações na contemporaneidade.
Missão
O CEAACP está profundamente comprometido com a produção de conhecimento inteligente, inovador e empenhado na promoção de sociedades inclusivas e criativas. Apresenta-se como uma estrutura altamente habilitada para dinamizar investigação sobre o passado alicerçada na Arqueologia, nas Artes e nas Ciências do Património, bem como na valorização e promoção do património cultural como alavanca de desenvolvimento qualificado e sustentável.
A sua missão tem como principais eixos:
a) Desenvolver, promover, enquadrar e estimular, gerir e divulgar a investigação no domínio das Ciências Sociais e Humanas, com especial incidência nas áreas disciplinares da Arqueologia, Artes, Arqueogeografia, Arquiteturas Vernáculas, Património Cultural e Novas Tecnologias ligadas ao Património e em todas as áreas disciplinares que com estas interajam no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado, a herança cultural, a memória, as expressões artísticas e suas manifestações na contemporaneidade;
b) Difundir e promover a transferência do conhecimento, com vista a uma participação ativa no desenvolvimento das Ciências Sociais e Humanas e em geral das Humanidades e, por essa via, a uma intervenção atuante e postivamente impactante na comunidade.
Organigrama e Comissão de Acompanhamento
A estrutura do CEAACP
O Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património está organizado através da sua Unidade Principal de Gestão na Universidade de Coimbra e através dos seus dois pólos no Campo Arqueológico de Mértola e da Universidade do Algarve. Fazem ainda parte da estrutura do CEAACP o seu Conselho Directivo e o seu Conselho Científico.
Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico
O CEAACP tem uma Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC), com funções de acompanhamento e aconselhamento de toda a atividade de investigação. Fazem parte da CEPAC:
Universidade do Algarve