Investigação
Matriz
Investigação pelo projeto e baseada na prática
Perante os desafios contemporâneos que se enquadram no âmbito da investigação do ceArq-TD, elege-se a investigação pelo projeto e baseada na prática como matriz principal e diferenciadora do Centro, para a qual contribuirão cinco horizontes temáticos num futuro próximo, a serem perseguidos de forma rizomática com a progressão e expansão expectável do Centro.
Horizontes temáticos
Teoria, história e legado do património edificado
Ao tomar como essenciais os conflitos suscitados pelas leituras teóricas da arquitetura dirigidas ao seu núcleo disciplinar vis-à-vis o reconhecimento de influências que vêm do exterior, permite-se que os processos arquitetónicos se tornem mais transparentes, ao mesmo tempo que se torna o património edificado - excecional ou não - disponível para os desafios contemporâneos, de âmbito político, social e cultural.
Teorias da construção, tecnologia e ambiente
Visa-se a investigação aprofundada sobre o tecido construtuvo existente, traduzida em caracterizações abrangentes, proporcionando uma base rigorosa para futuras intervenções. Por outro lado, é urgente uma revisão crítica contínua das abordagens de projeto normalizadas e das soluções técnicas face às questões ambientais.
Regeneração urbana - espaço, edifícios e inclusão
A regeneração urbana não se limita à reparação de edifícios. Trata-se de reintegrar as zonas urbanas que estão em ruínas, dando uma nova vida aos bairros, tanto física como socialmente. Neste contexto, os espaços públicos tornam-se palco desta transformação, fomentando um sentimento de pertença e promovendo a equidade social. O objetivo é criar ambientes urbanos qualificados, vibrantes e sustentáveis que sirvam a todos e não apenas a um grupo restrito.
Coesão territorial e paisagens resilientes
Num mundo urbano em processo de reconversão, trata-se de uma luta para equilibrar o desenvolvimento territorial, assegurando simultaneamente que as regiões estejam preparadas para os desafios futuros, reforçando a coesão social e o papel das cidades como motores do crescimento inclusivo. A diversidade de escalas e de tipos de problemas exige a urgência de uma investigação interdisciplinar com competências de diferentes áreas e agentes, trabalhando num objetivo comum.
Desenho, práticas de design e desafios digitais
No processo de conceção, o desenho evoluiu ao longo do tempo como um instrumento estruturante e privilegiado que capacita a criação de objetos visuais, ao mesmo tempo que abre novos campos para projetar, compor, imaginar e gerar formas, com o objetivo de organizar poeticamente o espaço como tela e a tela como espaço. Atualmente, processos generalizados de digitalização e experiência de inteligência artificial questionam o status atual e o futuro da cultura digital, e que trazem desafios complexos para as práticas de projeto.