SENZEB

Duração

01/01/2018

O projeto SENZEB é uma iniciativa de investigação, desenvolvimento e construção experimental de edifícios com balanço energético quase nulo (NZEB) na Serra da Estrela. Procura promover a construção e, principalmente, a reabilitação de edifícios de habitação, dotando‑os de uma elevada ecoeficiência. Tenta dar resposta às dificuldades e desafios implícitos na norma NZEB, contribuindo para a sua regulamentação em Portugal e, ainda, demonstrar a sua viabilidade enquanto solução acessível à generalidade da população. Ambiciona não só experimentar técnicas e sistemas conhecidos aplicáveis na construção e na reabilitação de edifícios, mas também promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, através de um exercício de investigação abrangente e multidisciplinar, em articulação com os diversos parceiros.

O projeto centra‑se em duas iniciativas de construção:

- Projeto‑piloto de construção ecoeficiente (fase 1), promovido e financiado por parceiros privados, para ensaio de soluções arquitetónicas NZEB na Serra da Estrela;

- Projeto‑piloto de reabilitação ecoeficiente, promovido e co financiado pelo município-piloto, de um edifício autónomo (fase 2), integrado num conjunto devoluto a intervir de seguida (fase 3), valorizando o património edificado local.

Prevê‑se ainda o desenvolvimento de projetos de replicação em moldes semelhantes, com vista à reabilitação de outros conjuntos edificados com valor patrimonial, noutras geografias e condições climáticas do território nacional, em municípios de replicação, bem como a possibilidade de replicação, em rede, a uma escala internacional.

Esta iniciativa nasce de uma associação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e o cotivo Archigraphics—Studio, à qual já se juntaram diversos parceiros estratégicos na fileira da construção, laboratórios e centros de investigação e desenvolvimento da UC e o Município de Gouveia.

Projeto coordenado por João Paulo Cardielos

Entidades: ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial; CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; EfS – Iniciativa Energia para a Sustentabilidade; Município de Gouveia

Sediado: DARQ