12 maio, 2025
--
[evento presencial]
A FAO declarou o ano de 2025 Ano Internacional da Preservação dos Glaciares
Desta forma, a 10ª edição do Fórum-Estudante do Património, História e Culturas da Alimentação, apesar de aberta à discussão de qualquer tema, dá particular destaque ao património e às culturas alimentares que implicam a preservação dos ecossistemas naturais e culturais associados ao gelo e ao frio.
As alterações climáticas ameaçam os glaciares e as paisagens de montanha modeladas pelo gelo, neve e frio. Reservatórios de água doce que alimentam os cursos de água das planícies, os territórios gelados equilibram e interagem com as zonas temperadas, promovendo alternância, migração e adaptação de culturas, de populações, de técnicas ancestrais de regadio, de floresta, de agricultura, de pastorícia, de transformação de bens alimentares em produtos de elevado valor patrimonial. As paisagens do gelo e da montanha constituem também nichos de valorização diferenciada de atividades de lazer e de turismo.
Espaço privilegiado para a apresentação de investigação levada a cabo por estudantes de todos os níveis de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, no âmbito inter- e multidisciplinar dos Estudos da Alimentação, o evento admite propostas para comunicações de 15 minutos ou posters que perspectivem as problemáticas da alimentação sob o prisma das Ciências Sociais e Humanas. Os trabalhos devem estar teórica e metodologicamente suportados nos domínios do Património Cultural, Literatura, História, Antropologia, Ecologia, Sociologia, Linguística, Artes, Arqueologia, Comunicação, Gastronomia e Turismo.
Dentro do âmbito do tema maior do Fórum, são possíveis as seguintes abordagens temáticas:
- Agricultura de montanha e sustentabilidade
- Comunidades e territórios de montanha – casos de estudo
- Recursos hídricos e paisagens alimentares ripícolas
- Gastronomia e transformação alimentar do frio e do fumo
- Montanha, transumância e pastorícia: o queijo
- As bebidas do frio
- Culturas alimentares e valorização do Lazer e Turismo de montanha e do gelo
A participação está aberta a estudantes de licenciatura, de mestrado, de doutoramento e de projetos de pós-doutoramento.
A seleção das propostas é feita pelas direções dos cursos de doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades e de mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade.
O evento decorre em formato presencial, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Para saber mais, aceder ao website.
 
                         
                     
                 
                                  