Módulo 2 - Como conhecemos os mitos gregos? A mitologia e suas fontes
Docentes: Camila Zanon e Daniela Pereira
Este módulo propõe-se introduzir as principais fontes textuais e iconográficas antigas para o estudo da mitologia, como os Poemas Homéricos e a poesia de Hesíodo, do Ciclo Épico, tragédias, a Biblioteca de Apolodoro e as Metamorfoses de Ovídio, bem como cerâmica, frescos e espelhos. O objetivo é mostrar que os mitos que conhecemos não provêm de uma única fonte antiga, mas apresentam um carácter compósito a partir de fontes que se complementam. Considerando que os manuais de mitologia em geral apresentam os mitos antigos de maneira a dar a impressão de uma narração contínua ou de homogeneidade das fontes, pretende-se que o estudante entre em contacto com a natureza diversa das fontes para o estudo do mito de uma perspetiva crítica, apercebendo-se, por exemplo, de que pode haver diferentes versões de um mesmo mito.
1ª sessão (2h)
- As fontes para o estudo dos mitos
2ª sessão (2h)
- Caso de estudo: O mito de Atalanta
Bibliografia geral
Csapo, Eric. 2005. Theories of Mythology. Oxford: Blackwell Publishing.
Gantz, Timothy. 1993. Early Greek Myth: A Guide to Literary and Artistic Sources. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
Harris, Stephen, e Gloria Platzner. 2011. Classical Mythology: Images and Insights (6a ed.). New York: McGraw-Hill Education.
1981-1997. Lexicon iconographicum mythologiae classicae (LIMC). Zürich: Artemis Verlag.
Martin, Richard P. 2003. The myths of the Ancient Greeks. New York: New American Library.