SESSÕES PLENÁRIAS

Jesus Conill Sáncho

Universidad de Valencia

é Professor Catedrático emérito de Filosofia Moral e Política na Universidade de Valência (Espanha). ​Fez investigação nas Universidades de Munique, Bona, Frankfurt, St. Gallen e Notre Dame. É membro da Fundação ÉTNOR (para a ética das empresas e das organizações), do Seminário de Investigação Xavier Zubiri e da Rede Internacional de Ética do Discurso. As suas publicações incluem os seguintes livros: El crepúsculo de la metafísica (Barcelona: Anthropos, 1988), El poder de la mentira (Madrid: Tecnos, 1997), Horizontes de economía ética (Madrid: Tecnos, 2004), Ética hermenéutica (Madrid: Tecnos, 2006), Intimidad corporal y persona humana (Madrid: Tecnos, 2019) e Nietzsche frente a Habermas. Genealogías de la razón (Madrid: Tecnos, 2021).​

Luiz Oosterbeek

IPT / CIPSH

é Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, titular da Cátedra UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território e Vice-Diretor do Centro de Geociências (rede FCT). É membro das Academias Portuguesa da História, das Ciências de Lisboa e Europaea. É Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas. É autor e coautor de cerca de 90 livros e 300 artigos decorrentes de projetos de arqueologia, gestão do património e gestão do território na Europa, África e América Latina. É também Vice-Presidente de HERITY International e Diretor do Museu de Mação, bem como membro do Conselho Diretivo do Programa BRIDGES da UNESCO.

Paula Barata Dias

Universidade de Coimbra

é Professora Auxiliar de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras (FLUC) e investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH). Participa no projeto internacional Luso-Brasileiro DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia. é Vice-Diretora do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade e Diretora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC.

Yves Citton

Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis

é Professor de Literatura e Media na Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis, membro do Institut de France e coeditor da revista Multitudes. Coeditou recentemente, com Enrico Campo, o volume Politics of Curiosity. Alternatives to the Attention Economy (Routledge, 2024), depois de também ter publicado os seguintes livros: Altermodernités des Lumières (Seuil, 2022), Faire avec. Conflits, coalitions, contagions (Les Liens qui Libèrent, 2021), Générations collapsonautes (Seuil, 2020, em colaboração com Jacopo Rasmi), Mediarchy (Polity Press, 2019), Contre-courants politiques (Fayard, 2018), The Ecology of Attention (Polity Press, 2016). Os seus artigos podem ser lidos em acesso livre em www.yvescitton.net.

Kurt C. M. Mertel

American University of Sharjah

é atualmente Professor Associado de Filosofia na American University of Sharjah. Coeditou três livros de Teoria Social Crítica: Hans-Herbert Kögler’s Critical Hermeneutics (Bloomsbury), Modernity and Critique: Engaging Johann P. Arnason’s Macro-Social Theory (Routledge) e Democratizing Critique: Social and Political Philosophy After James Bohman (no prelo, Routledge). O seu trabalho tem sido publicado em revistas como o European Journal of Philosophy, Philosophy and Social Criticism, Critical Horizons, ou ainda no Routledge Handbook of Phenomenology of Mindfulness, entre outros. Neste momento, prepara uma monografia em dois volumes (a publicar na editora Palgrave MacMillan) propondo uma abordagem “apropriativa” à Teoria Crítica, com base numa leitura de Ser e Tempo a partir de uma perspetiva de ontologia social: Re-thinking the Sociality of the Self: The Emancipatory Project of Being & Time (Volume 1) e Authentic Selfhood and the Possibility of an Individualizing Sociality: The Emancipatory Project of Being & Time (Volume 2).

Patrícia Vieira

Universidade de Coimbra

é Investigadora Sénior no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. Os seus livros mais recentes são States of Grace: Utopia in Brazilian Culture (SUNY, 2018) e o livro coeditado The Mind of Plants: Narratives of Vegetal Intelligence (Synergetic Press, 2021). É investigadora responsável do projeto “ECO – Animals and Plants in Cultural Productions about the Amazon River Basin” e co-coordena o projeto “Resilient Forest Cities: Utopia and Development in the Modern Amazon”, financiado pela Fundação Gerda Henkel.

Willem B. Drees

Leiden University / Tilburg University

é Professor Emérito de Filosofia da Religião na Universidade de Leiden, e de Filosofia das Humanidades na Universidade de Tilburg, nos Países Baixos. Foi também Diretor da Faculdade de Humanidades e Ciências Digitais da Universidade de Tilburg. É licenciado em Física Teórica e doutorado em Estudos Religiosos e Filosofia. É secretário académico para a área das Humanidades e Ciências Sociais da Real Sociedade de Ciências e Humanidades da Holanda (KHMW, 1752). Entre as suas publicações destacam-se os livros What Are the Humanities for? (Cambridge University Press, 2021) e Religion and Science in Context: A Guide to the Debates (Routledge, 2010).

MESA-REDONDA - O Futuro da Ciência e do Ensino Superior em Portugal

Delfim Leão

É Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Abertura da Universidade de Coimbra.

É Professor Catedrático de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

As suas principais áreas de interesse são a história antiga, o direito e a teoria política dos gregos, a pragmática teatral e o romance antigo. Tem também um forte interesse pelas humanidades digitais.

Maria de Lurdes Rodrigues

É Reitora do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa desde março de 2018.

Foi Ministra da Educação no XVII Governo Constitucional, entre 2005 e 2009.

Presidiu ao Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia, entre 1996 e 2003.

É investigadora no CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) desde 1986, onde, entre outros cargos, integrou a Direção (1989-96).

É autora de diversos trabalhos publicados, com especial destaque nas áreas de Sociologia das Profissões, Sociedade da Informação e das Políticas Públicas.

Isabel Capeloa Gil

Isabel Maria De Oliveira Capeloa Gil é Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e presidente da Fundação UCP desde 2016. Em 2018 foi eleita Presidente da Federação Internacional das Universidades Católica (FIUC). É Professora Catedrática de Estudos Germanísticos e Culturais na Faculdade de Ciências Humanas da UCP. É membro da direção da European Women Rectors Association (EWORA) e administradora não executiva da Fundação Calouste Gulbenkian. O Papa Francisco nomeou-a para o Conselho Científico da Agência de Acreditação do Ensino Superior da Santa Sé (AVEPRO) e como consultora da Congregação para a Cultura e Educação Católica da Santa Sé. Além disso, Isabel Gil é membro do Conselho Consultivo do Banco Edmond de Rothschild, membro do Conselho de Administração da AmCham (Portugal) e membro doConselho Europeu de Relações Externas. Foi agraciada com Doutoramentos Honoris Causa pelo Boston College, bem como pela Universidade Católica Australiana e pelo ICP, em Paris. É autora de mais de 140 publicações, que atravessam as áreas da teoria cultural, dos estudos interartes, da cultura visual, da cultura e conflito. Em 2023, foi considerada pela Forbes como uma das mulheres mais influentes na lista de personalidades com mais de 50 anos.