organização
email: interseccoes_6dialogos@uc.pt
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade de Coimbra que tem por missão, nos termos dos respetivos Estatutos,
- a produção de conhecimento científico, através da realização de investigação fundamental e aplicada, conducente à sua afirmação enquanto centro de excelência nos domínios do saber que cultiva;
- a promoção de uma formação de qualidade que favoreça a posterior inserção dos seus graduados na vida ativa, bem como a integração de novos públicos no âmbito do paradigma da aprendizagem ao longo da vida;
- a prestação de serviços de qualidade, através da aplicação do conhecimento produzido, tendo como objectivo o reforço da sua capacidade de intervenção junto da comunidade;
- a promoção de condições de sucesso educativo e de desenvolvimento social dos estudantes, tendo em consideração a sua diversidade e visando a sua integração no contexto académico.
A Faculdade, reconhecida pela sua capacidade de atração de estudantes de diversos pontos do país e do mundo, pela excelência do ensino e da investigação que produz e pela dimensão relacional e humanista que cultiva, assegura a lecionação de diversos Ciclos de Estudos, - licenciaturas, mestrados e doutoramentos – nas áreas científicas de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social.
No domínio da internacionalização a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação tem acordos de mobilidade com diversas universidades e instituições internacionais de ensino superior de prestígio e oferece um Mestrado Europeu apoiado pelo Programa Erasmus Mundus.
Os estudantes e colaboradores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC encontram nesta Escola a possibilidade de uma formação de qualidade, nacional e internacionalmente reconhecida, e as oportunidades para uma aprendizagem integrada a nível científico, académico e pessoal.
Fundado em 2003, o CINEICC está integrado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo-se afirmado como uma referência internacional (classificado como Excelente nas anteriores avaliações da FCT). Conta com 206 investigadores: 63 membros integrados (incluindo 19 investigadores a tempo integral) e 143 colaboradores (dos quais 76 estudantes de doutoramento). Centrando-se na investigação fundamental e aplicada, visa contribuir para mudanças de paradigma nas ciências (neuro)psicológicas. Os seus objetivos incluem a investigação de: processos neurais e cognitivos básicos que contribuem para a compreensão de como o cérebro gera experiências mentais; factores e processos (neuro)psicológicos na saúde, desenvolvimento e psicopatologia; intervenções (neuro)psicológicas empiricamente validadas para a promoção da saúde/bem-estar em ambientes clínicos/comunitários, ao longo do ciclo de vida; instrumentos de avaliação (neuro)psicológica; e transferência de conhecimento para implementação de intervenções baseadas em evidência em contextos de saúde, educação e noutras áreas de intervenção psicológica. Com base na especialização adquirida, e face ao crescimento da equipa, organiza-se em 4 Grupos de Investigação (GI): (1) Processos e Intervenções Cognitivo- Comportamentais; (2) Relações, Desenvolvimento& Saúde; (3) Avaliação e Intervenções Neuropsicológicas; e (4) Cognição, Cérebro e Comportamento. Os GI cooperam na visão estratégica do CINEICC, promovendo um ambiente de investigação colaborativa e projetos conjuntos. O CINEICC acolhe projetos de relevo com elevados montantes de financiamento (e.g., ERC Starting Grant “ContentMAP”; ERA Chair “CogBooster”). A investigação é apoiada por diversas infraestruturas: Proaction Lab, um laboratório de Neurociência Cognitiva estabelecido internacionalmente, que trabalha no processamento visual de objetos; PsyAssessment Lab, que desenvolve e valida instrumentos de avaliação com alargada implementação em contextos clínicos e educacionais; “Testoteca”, a maior biblioteca de testes portuguesa. Desde2020, a UpC3 (Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental), disponibiliza serviços clínicos à comunidade, supervisão a terapeutas, formação avançada e consultoria externa, desempenhando um papel crucial na investigação clínica e na disseminação dos programas de intervenção. O CINEICC pretende incrementar as redes e parcerias internacionais com outros centros e organizações públicas/privadas, o montante de financiamento externo, bem como integrar jovens investigadores em posições permanentes. O CINEICC continuará a promover abordagens inovadoras na investigação em Psicologia, divulgando a sua investigação em revistas científicas de mérito numa filosofia de Ciência Aberta, e incrementando a transferência de conhecimento para a sociedade (e.g., disseminação de intervenções empiricamente validadas), continuando a promover a literacia científica nos seus domínios de investigação.
O Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) é uma Unidade de I&D especializada em Estudos Clássicos, com ênfase nas áreas da Cultura e do Património. Desenvolve investigação em Antiguidade Grega e Latina, Cultura Medieval, Estudos Neolatinos, Humanismo Renascentista, Filosofia e Música Antiga. A sua estratégia de I&D e plano de atividades alinham com a Agenda 2030 e visam atingir ODSs promotores de bem-estar, inclusão, igualdade de género e de oportunidades, e dignidade. Com uma equipa multinacional de 50 Investigadores Integrados e 48 estudantes de doutoramento, a atividade do CECH é enquadrada pelo Projeto Geral (PG) Estudos Clássicos e Humanísticos – Empoderar Pessoas. Valorizar Culturas e Patrimónios. Colaborar no empoderamento das pessoas traduz-se em assumir os cidadãos como parceiros de cocriação e na adoção de boas práticas para fomentar um ambiente de trabalho equilibrado e criativo para os investigadores. No âmbito do PG, temas destinados a responder a desafios científicos ou sociais concretos originam diversos Projetos Complementares (PCs). Em 2025-2029 a Unidade apresenta 7 PCs: Artes Docendi: Investigação e Formação em Didática dos Estudos Clássicos; Classics& Open Science; Res Jesuitica & Humanismo; DIAITA Heritage: Food, Environment and Wellbeing; Racionalidade Hermenêutica; Mundos e Fundos: Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais; e Reescrita do Mito. Prevê a possibilidade de dar início a outros PCs, resultantes de novas parcerias ou de financiamento competitivo. As atividades principais do CECH visam cumprir 4 Objetivos Gerais (OG): OG1. Produzir investigação fundamental e aplicada de excelência, adotando padrões internacionaiscompetitivos através de: publicações; organização e participação em eventos científicos; redes e projetos Europeus de relevo; e bases de dados de patrimónios culturais intangíveis sub-representados ou em risco. OG2. Colaborar estreitamente com Unidades Orgânicas de ensino, organizações culturais, empresas e instituições públicas e privadas através de quatro programas doutorais: Estudos Clássicos; Patrimónios Alimentares; Estudos Artísticos – Estudos Musicais; e Filosofia – áreas fundamentais da sua I&D – bem como da pesquisa doutoral aplicada em colaboração com parceiros não-académicos e no contexto de projetos europeus. OG3. Apoiar o desenvolvimento das carreiras de investigação em todas as etapas, garantindo a felicidade e bem-estar dos investigadores através da criação de serviços de aconselhamento e apoio à carreira, de um plano para atrair e reter talentos e de um Programa de Bem-Estar. OG4. Desenvolver investigação que sirva diretamente a sociedade civil e a envolva, realizando atividades de disseminação, produzindo bens e serviços inclusivos, dirigidos a grupos social ou economicamente marginalizados, e envolvendo a sociedade civil na elaboração da agenda social do centro, através de atividades como as Coimbra Global Lectures, o Dia Aberto do CECH e os CECH Roadshows for All.
O Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada é um projeto que funciona, desde maio de 2019, sob o acolhimento institucional do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu principal objetivo é o debate interdisciplinar de casos práticos ilustrativos de situações eticamente complexas, sobretudo na área da ética hospitalar. São dinamizadas pelo Laboratório diversas atividades abertas ao público em geral como palestras, colóquios e debates, a par do funcionamento de uma reunião mensal do Observatório, constituído por membros de diversas proveniências académicas (Filosofia, Estudos Clássicos, Direito, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Ciências da Saúde entre outras), com vista à discussão interdisciplinar de um caso prático na área da ética clínica. Dinamiza também formações dirigidas a Doutorandos e Investigadores em geral.
Sérgio Andrade Carvalho (cineicc-fpceuc)
Sérgio Andrade Carvalho é Psicólogo Clínico e da Saúde, com especialização em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, doutorado em Psicologia Clínica, e investigador doutorado integrado no CINEICC ao abrigo de um contrato CEEC Individual (2021.01871.CEECIND). A sua investigação centra-se nos processos psicológicos de risco e proteção na saúde mental de diversas populações, ao longo do desenvolvimento, e com especial enfoque na saúde mental de populações com doença crónica e/ou socialmente minorizadas. Desenvolve e avalia intervenções psicológicas presenciais e digitais baseadas nas terapias contextuais-comportamentais, com especial interesse na Psicologia Clínica Social. É investigador responsável de um projeto financiado pela FCT (2023.13402.PEX), e de um projeto financiado pela Fundação BIAL (Grant: 132/24), sendo autor de mais de 50 artigos internacionais, livros e capítulos.
João Emanuel Diogo (cech/lrea-uc)
João Emanuel Diogo é Investigador Colaborador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Tem-se dedicado ao estudo da história da filosofia e da ética e é membro do Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada, onde tem realizado workshops para estudantes de doutoramento sobre ética na investigação. Entre outras publicações, coordenou o livro Eutanásia (Editora d’Ideias, 2023).