O Programa de Trabalhos do CECH para 2025-2029 configura o seu Projeto Geral, denominado Estudos Clássicos e Humanísticos – Empoderar Pessoas. Valorizar Culturas e Patrimónios, e para cuja concretização de objetivos e resultados concorre um corpo coerente de investigadores integrados. Este projeto visa adotar estratégias inovadoras de transferência de conhecimento.
Colaborar no empoderamento das pessoas traduz-se tanto em (i) assumir os cidadãos como parceiros de cocriação (providenciando um acesso mais alargado ao conhecimento e às culturas, permitindo-lhes valorizar culturas e patrimónios), como em (ii) adotar boas práticas para fomentar um ambiente de trabalho equilibrado e criativo para os investigadores.
No âmbito deste quadro centrado nas pessoas, o CECH compromete-se a implementar práticas de partilha e cocriação de conhecimento, visando o bem-estar, a inclusão, a diversidade e o cuidado com os mais vulneráveis.
A Unidade dá igualmente prioridade à estabilidade dos investigadores, promovendo o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, a igualdade de género e a colaboração intergeracional.
O Projeto Geral estrutura as atividades de I&D de acordo com dois Pilares Temáticos:
• Monumenta Graeca & Latina
Abrange o estudo aprofundado de autores e obras (escritas, arqueológicas e artísticas) dos universos culturais grego e latino, produzidos tanto na Antiguidade Clássica como na Idade Média e no Humanismo e Renascimento, almejando expandir a difusão deste conhecimento.
Este é um pilar fulcral para salvaguardar o património material e imaterial da Humanidade, providenciando acesso a bens que correm o risco de ser esquecidos ou percecionados como sendo apenas dirigidos a uma elite.
• Culturas e Patrimónios Clássicos e Humanísticos
Contempla a receção da matriz clássica grega e latina e a importância das disciplinas humanísticas para a formação das identidades culturais, tendo em conta a forma como estas ajudam a criar um sentimento de pertença em sociedades marcadas por crises de identidade.
Desenvolvendo uma reflexão abrangente em torno da experiência humana e recorrendo a métodos comparativos, este pilar tem igualmente como objetivos providenciar respostas inovadoras e disruptivas a desafios societais contemporâneos.
Dinâmica da estrutura de investigação
Todos os investigadores contribuem para o Projeto Geral, no âmbito do qual se constituem alguns Projetos Complementares, que correspondem a Áreas Específicas de Intervenção do Programa de Trabalhos da Unidade, concorrendo no seu conjunto para o cumprimento dos pilares temáticos do Projeto Geral da Unidade.
> Projetos Complementares para 2025-2029 <
Equipa
Contacto: cech.carmensoares@gmail.com
O Projeto Geral é composto por todos os investigadores integrados e colaboradores do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
Transferência & Conhecimento Aplicado
Pergunta de investigação:
Qual a perceção dos municípios abrangidos sob o domínio de atuação da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) quanto ao Património Cultural Imaterial (PCI) praticado nos seus territórios?
Trata-se de um estudo de caráter exploratório, orientado para os seguintes objetivos: caracterizar as manifestações de PCI identificadas pelos responsáveis de cada município; sensibilizar os municípios e as populações para a importância de uma inventariação sistemática dos seus PCIs, atitude particularmente urgente no caso de manifestações em risco de desaparecer.
Coordenação Científica:
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Coordenadora Principal:
Carmen Soares
Coordenadora Adjunta:
Paula Barata Dias
Assistência de Coordenação Científica:
Carlos Baptista
Patrícia de Gomensoro
Pesquisa e redação de textos:
Ana Maria Proserpio; Carlos Baptista; Cinthia Otto Marques; Josefina Salvado; Maria José Araújo & Patrícia Gomensoro